Ouvindo...

Relembre sequestro do ônibus 174, que teve desfecho trágico no RJ há 24 anos

Sequestrador e refém foram mortos em caso já transformado em documentário e filme ficcional

Sequestro do ônibus 174 é um dos casos policiais marcantes do país

Um homem mantém 17 pessoas como reféns em um ônibus na Rodoviária do Rio de Janeiro, no centro da capital fluminense, na tarde desta terça-feira (12). O caso ainda em curso relembra outro episódio similar registrado na mesma cidade há quase 24 anos: o sequestro do ônibus 174.

Em 2000, Sandro Barbosa do Nascimento, sequestrou um ônibus que acabava de sair da universidade PUC-Rio. O veículo estava na rua Jardim Botânico, no bairro de mesmo nome, onde ficou durante as quase cinco horas de negociação, transmitidas ao vivo pela TV.

Leia também

O sequestrador deixava o ônibus apontando uma arma para a cabeça da refém, Geísa Gonçalves, quando a equipe do Batalhão de Operações Especiais disparou em direção aos dois. Geiza morreu na ação, enquanto Sandro foi colocado vivo em um carro de polícia, mas chegou morto ao hospital após ser asfixiado por policiais militares.

A infância de Sandro é retratada no documentário "Ônibus 174", do diretor José Padilha. Sobrevivente da Chacina da Candelária, ele também presenciou o assassinato da própria mãe quando tinha 8 anos. O sequestro do ônibus, também foi revisitado em 2008, em formato de ficção, pelo diretor Bruno Barreto, no filme "Última Parada 174".

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.