Agora no rádio...

Ouvindo...

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Apuração do Carnaval de SP 2024 acontece nesta terça (13); conheça os destaques do Grupo Especial

Catorze escolas desfilaram no Anhembi, quatro cumpriram à risca os requisitos e emocionaram o público

Mano Brown cantou o samba enredo da Vai Vai, junto com os Racionais e os intérpretes da escola.

A grande campeã do carnaval de SP será revelada na tarde desta terça-feira (13). A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo fará a apuração no sambódromo do Anhembi, às 16h.

Durante dois dias de desfile, nos dias 9 de10 de fevereiro, 14 escolas do grupo especial, considerada a elite do carnaval paulistano, apresentaram temas relacionados ao continente africano, cultura hip hop, homenagens à ídolos do futebol, do rádio e da música, além de prestigiarem o público com um espetáculo de cores, coreografias e muita beleza.

A Itatiaia conversou com o crítico de carnaval Cláudio Correa, que acompanha o carnaval de SP desde a década de 1980.

Leia também

Segundo Cláudio, quatro escolas reuniram itens fundamentais como reação da plateia, membros da escola que tinham o samba enredo na ponta da língua, beleza na comissão de frente e graciosidade no item Mestre Sala e Porta bandeira, além da sintonia com a bateria.

Dragões da Real

Janny Moreno e Rubens Castro, casal mestre sala e porta bandeira da Dragões da Real.

A Dragões da Real, terceira escola a desfilar na sexta-feira (9), falou sobre os reis e rainhas africanos, a escola chegou ao grupo especial em 2012 e desde então apresenta enredos diferenciados.

“Sob a direção do carnavalesco Jorge Freitas, trouxe a realeza africana no seu mais puro DNA, o destaque ficou para o casal de mestre sala e porta bandeira Janny Moreno e Rubens Castro” disse Correia.

Mancha Verde

Comissão de frente, Mancha Verde.

A Escola Mancha Verde trouxe o enredo ‘Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta’, uma referência ao homem do campo.

A escola conta com o carnavalesco André Machado, conhecido por trabalhar na adversidade. O crítico Claudio deixa em destaque a comissão de frente que foi coreografada por Marcus Aurelio e Wendel Luciano que trouxe, mais uma vez, as religiões de matriz africana.

Mocidade Alegre

O ator Pascoal da Conceição interpretou Mário de Andrade.

A Brasileia Desvairada por Mario de Andrade contada pelas mãos de Jorge Silveira e cantada pela Mocidade Alegre trouxe no caminhão do abre alas o ator Pascoal da Conceição representando o poeta, acompanhado por dezenas de bailarinos caracterizados de bobo da corte.

“É preciso salientar que Mocidade Alegre é favorita sempre. Ninguém aposta, ninguém ousa citar campeã antes da passagem da Mocidade Alegre. Destaque para a direção de harmonia e evolução. A escola veio no regulamento de ponta a ponta”, afirmou Claudio.

Império de Casa Verde

A cantora foi homenageada pela Império de Casa Verde.

Um enredo destacando Fafá de Belem, mas exaltando as mulheres do norte, a cultura do norte e porque não um Brasil que não conhecemos profundamente. Essa foi a aposta da Império da Casa Verde. A homenageada da noite desfilou junto com a filha Mariana e suas netas.

“A bateria do mestre Zoinho que foi buscar no carimbó a batida perfeita para a bossa desse ano. A rainha Theba Pytilla, mais uma vez um acontecimento e o casal de mestre sala e porta bandeira Jessica Gioz e Rodrigo Antonio. O único casal a tirar notas 10 seguidas nos ultimos anos.

O carro do boi, representando o boi garantido, de Parintins, parecia vivo na avenida. de tanto que balançava.

Levantou o público

Duas escolas trouxeram temas e personagens que caíram no gosto do público.

O ex jogador desfilou no último carro.

A Camisa Verde e Branco abriu o desfile na sexta-feira (9), trouxe o ex jogador de futebol Adriano. O Imperador desfilou no último carro, um campo de futebol com crianças vestidos de verde e amarelo, “Didico” veio na ponta, com uma coroa reluzente, digna de um imperador.

Já no sábado (10), quem mexeu com a estrutura foi a Vai Vai, escola do bairro do Bexiga que voltou ao grupo especial. A escola contou os 50 anos da cultura Hip Hop com representantes de peso como o dançarino de Break Triunfo, o carnavalesco Tobias, o Maestro João Carlos Martins e o grupo Racionais Mc que puxou o enredo da escola junto com os intérpretes.

O anúncio da grande campeã do carnaval 2024 acontece na terça-feira (13), a partir das 16h. Já o desfile das Campeãs está previsto para acontecer no sábado, dia 17 de fevereiro.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.