Ouvindo...

Após dois anos foragida, esposa do ‘Faraó dos Bitcoins’ é presa em Chicago

Mulher tinha mandado de prisão em aberto pelos crimes praticados contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de dinheiro e integração organização criminosa

Mirelis foi presa na última quarta (24)

Mirelis Diaz Zerpa, esposa de Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como o ‘Faraó dos Bitcoins’, foi presa em Chicago, nos Estados Unidos, na última quarta-feira (24). Ela estava foragida há mais de dois anos, acusada de montar um esquema de pirâmide financeira, e foi presa pela Polícia Federal brasileira.

A prisão foi divulgada pela PF apenas na noite desta quinta (25). A ação foi conjunta da PF com o U.S Immigrations and Customs Enforcement (ICE) e do Serviço Secreto norte-americano. Ela tinha mandado de prisão em aberto pelos crimes praticados contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de dinheiro e integração organização criminosa.

A venezuelana é acusada de montar um esquema de pirâmide financeira disfarçado de investimento em bitcoins. Ela e o marido lavaram uma quantia de R$38 bilhões entre 2015 e 2021.

Conforme as investigações da Operação Kryptos, da PF, a mulher era proprietária de uma empresa de consultoria em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, que prestava serviços de investimento em bitcoin desde 2015. A empresa oferecia investimentos com taxa de 10% de rendimento ao mês, no entanto, não tinha autorização junto à Comissão de Valores Mobiliários.

Leia também

Em nota, a defesa de Mirelis afirmou que ela tem um habeas corpus relativo à operação da PF, expedido pelo Superior Tribunal de Justiça, e que a prisão foi por uma irregularidade formal no visto.

Faraó dos Bitcoins

Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como ‘Faraó dos Bitcoins’, marido de Mirelis, foi preso em agosto de 2021 no Rio de Janeiro, durante a primeira fase da operação Kryptos. No dia da prisão, agentes da Polícia Federal encontraram mais de R$13,8 milhões de dinheiro e barras de ouro na mansão. Glaidson responde a 13 ações penais e teve prisão preventiva decretada seis vezes.

*Com informações da CNN
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.