As inscrições para o
Todas as provas discursivas dos candidatos vão ser corrigidas?
Não. De acordo com o edital publicado pelo
As provas discursivas vão ser as mesmas para todos os blocos?
Não. A prova discursiva é elaborada segundo os conteúdos específicos de cada bloco.
Quais são os critérios de eliminação nas questões discursivas?
De acordo com o edital serão eliminados os candidatos que:
- Obtiverem nota zero na Prova discursiva
- Elaborarem uma resposta que for assinada e/ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a sua identificação.
Receberão nota ZERO na questão os candidatos que:
- Derem a resposta a lápis, em parte ou na sua totalidade;
- Derem resposta com número de linhas inferior ao mínimo estabelecido ou fugir ao tema proposto.
Como funcionará a correção da prova discursiva?
Nas provas discursivas, 50% da nota vai ser atribuída a capacidade do candidato de lidar com os conceitos, as técnicas e as atividades próprias das Áreas de Conhecimento que serão cobradas em cada bloco. A banca irá avaliar a compreensão, o conhecimento, o desenvolvimento e a adequação desses conceitos, a conexão e a pertinência ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados.
Já a outra metade dos pontos serão atribuídos ao uso correto da norma padrão da língua portuguesa. Os candidatos serão avaliados quanto a proficiência na instrumentalização de conhecimentos ortográficos, gramaticai e textuais (introdução, desenvolvimento, conclusão, observando-se coerência e coesão).
Um ponto relevante que deve ser destacado, é que se a questão discursiva do candidato receber nota zero na parte de Conhecimentos Específicos não será avaliada quanto ao uso do idioma.
Afinal, como vai funcionar a prova?
No dia da aplicação da prova, os inscritos precisarão resolver 70 questões objetivas, das quais 20 serão de conhecimentos gerais - comuns a todos os candidatos - e 50 serão de conhecimentos específicos de cada bloco temático. Além disso, no mesmo dia, os concurseiros também irão resolver a prova discursiva de conhecimentos específicos.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a aplicação das provas vai acontecer no período da tarde e da manhã. Veja como será a dinâmica da aplicação:
Período da manhã:
- Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimento específico do bloco;
- Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
Período da tarde:
- Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
- Nível médio: provas objetivas (40 questões).
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.