A Shein está sendo processada por, supostamente, copiar um modelo de bolsa que viralizou no Tiktok e que teria sido criado pela Uniqlo - empresa japonesa que é concorrente da varejista chinesa.
A Uniqlo alega que a Shein “violou os direitos autorais” ao replicar a bolsa “Round Mini Shoulder Bag” - criada há dois anos pela empresa. Lembrando que a varejista chinesa costuma produzir modelos semelhantes de acessórios e roupas de grife e vender em seu site por preços mais acessíveis.
Em ação judicial aberta em 28 de dezembro no Tribunal Distrital de Tóquio, a Fast Retailing Co., que opera a Uniqlo, afirmou que as bolsas são muito parecidas e que isso pode ser prejudicial para a empresa.
Em comunicado, a companhia destacou: “A Fast Retailing Co. Ltd., operadora da Uniqlo, respeita os direitos de propriedade intelectual de seu grupo corporativo e de outras empresas em suas atividades comerciais”, inicia.
Bolsas da Uniqlo
“A Fast Retailing assume uma postura firme contra qualquer ato que viole a sua propriedade intelectual e tomará as medidas adequadas em resposta, incluindo ações legais”, finaliza.
A Uniqlo exige a “cessação imediata das vendas dos produtos de imitação” e pede indenização “pelos danos sofridos”.
À CNN, um porta-voz da varejista chinesa destacou: “A Shein respeita os direitos de propriedade intelectual de terceiros e leva a sério todas as alegações de violação.” O caso está sendo apurado.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.