Ouvindo...

Suspeito de matar galerista americano no Rio de Janeiro é preso em Minas

O cubano Alejandro Triana Trevez, de 30 anos, foi localizado em um posto de gasolina entre Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro; vídeo mostra o suspeito do lado de fora da casa da vítima

Após a prisão, o suspeito foi conduzido pela PRF à Delegacia de Polícia Civil de Plantão, em Uberaba

A polícia civil do Rio de Janeiro prendeu nesta quinta-feira (18), o suspeito de matar o galerista de arte norte americano Brent Sikkema, de 75 anos, na capital fluminense. O cubano Alejandro Triana Trevez, de 30, foi localizado em um posto de gasolina, entre as cidades de Uberaba e Uberlândia, em Minas Gerais.

Segundo a polícia, ele estava em São Paulo antes de cometer o crime e após o assassinato retornou ao estado. A partir daí, ainda de acordo com os policiais, ele passou a se deslocar e acabou sendo capturado na BR-050, que liga SP a Brasília, passando pelo Triângulo Mineiro. Com ele, os policiais encontraram três mil dólares.

A operação, que aconteceu com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil de São Paulo, cumpriu um mandado de prisão temporária contra Trevez. O suspeito foi encontrado após um trabalho de inteligência e monitoramento, realizado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), no Rio de Janeiro. Após a coleta de informações e a analise de câmeras de segurança, os investigadores conseguiram identificar o autor.

De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), após a prisão, o suspeito foi conduzido pela PRF à Delegacia de Polícia Civil de Plantão, em Uberaba. “Após os trabalhos de polícia judiciária, o investigado foi encaminhado ao sistema prisional, onde se encontra à disposição da justiça”, informou a PCMG em nota.

Relembre o caso

O assassinato aconteceu na madrugada do último domingo (14). O galerista, que estava no Rio de Janeiro para o Natal, foi encontrado morto dentro de sua residência, no bairro Jardim Botânico, na Zona Sul da Capital Fluminense. O corpo apresentava marcas de golpes por arma branca.

Imagens de câmeras de segurança analisadas pela polícia mostram que o assassinato do galerista foi premeditado.

O criminoso ficou por cerca de 14 horas dentro de um carro, em frente a casa da vítima, esperando o melhor momento para entrar na residência, o que aconteceu na madrugada de sábado (13) pra domingo (14). Não foram encontrados sinais de arrombamento na casa. A Delegacia de Homicídios da capital investiga as circunstâncias do crime.

De acordo com o delegado Felipe Curi, Alejandro ficou cerca de 15 minutos na casa do galerista. “Ele efetuou 18 facadas no tórax e no rosto da vítima. Ele também subtraiu uma quantia entre 30 mil e 40 mil dólares, mais cerca de 30 mil reais, alguns objetos e algumas joias da vítima”, afirmou o delegado.

Brent era sócio de uma importante galeria de arte em Nova Iorque. Ele deixa o marido e um filho menor de idade.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.
Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.