Ouvindo...

O que é monóxido de carbono? Entenda o que pode ter provocado morte de mineiros dentro de BMW

Jovens morreram dentro de uma BMW em Balneário Camboriú; principal suspeita da Polícia Civil é de que eles foram intoxicados por monóxido de carbono

Jovens morreram dentro de carro em Balneário Camboriú

Quatro jovens de Paracatu, no norte de Minas, foram encontrados mortos dentro de uma BMW, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Eles estavam estacionados no Terminal Rodoviário da cidade, na madrugada desta segunda-feira (1).

A principal suspeita da Polícia Civil de Santa Catarina, segundo o delegado Bruno Effori, que comanda as investigações do caso, é de que os jovens foram intoxicados por monóxido de carbono. A perícia identificou um vazamento entre o motor e o painel.

Segundo o jornalista Emílio Camanzi, colunista do quadro Itatiaia Carros, da Itatiaia, a intoxicação por monóxido de carbono dentro de um carro pode acontecer devido ao ar-condicionado. Ele explicou que o ar tem duas funções: de recirculação e renovação. A primeira recircula apenas o ar dentro do veículo, a outra “puxa” o ar do ambiente para dentro do carro.

Conforme o colunista, existe a possibilidade de que os jovens tenham deixado o ar-condicionado no modo de renovação do ar e, por estarem num local com muito gás pela presença de ônibus e carros, podem ter sido intoxicados.

“Se o carro está fechado, existe uma possibilidade do sistema de ar-condicionado puxar o gás [carbônico] para dentro do carro. Isso no sistema de renovar o ar. Já a recirculação tampa todas as entradas externas e fica só circulando o ar interno e não renova o ar. Pode ser que eles estivessem com o sistema na posição que entra o ar e puxou o gás de outros carros e ônibus”, disse.

Não é recomendado ficar dentro de um carro ligado, principalmente em locais fechados. Isso porque há a chance de intoxicação, por ser um gás nocivo à saúde.

O que é monóxido de carbono?

Monóxido de carbono, mais conhecido como gás carbônico, é um gás produzido na queima incompleta de material de combustíveis ricos em carbono. Esse gás é tóxico e pode levar a morte se foi inalado por muito tempo.

O primeiro sintoma, segundo o colunista, é o adormecimento. O gás pode causar, ainda, dores de cabeça, desmaios, sensação de confusão e náusea.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.