A Polícia Federal e o Gaeco de São Paulo fazem uma operação, na manhã desta quinta-feira (14), para cumprir 15 mandados de prisão temporária, válidas por 30 dias, contra integrantes de uma quadrilha especializada no roubo de cargas, de caminhões e sequestros de caminhoneiros em cidades paulistas e mineiras.
As prisões estão sendo feitas na capital paulista e em Osasco, na Grande São Paulo. São 11 homens e quatro mulheres. Além das prisões, mais de 200 policiais federais e militares estão nas ruas para cumprir 25 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Estadual em Valinhos, no interior de São Paulo.
Segundo a PF, a investigação começou em outubro de 2023, a partir de informações colhidas sobre um grupo criminoso que agia na região de Valinhos, tendo como ponto de partida um roubo de carga em 22 de setembro.
O grupo criminoso usava mulheres (integrantes do grupo, alvos de mandados de prisão), que se passavam por funcionárias de empresas interessadas na contratação de fretes, marcando pelo aplicativo o ponto de encontro. Ao chegarem no local, os caminhoneiros eram recepcionados por essas mulheres e roubados por elas e seus comparsas.
Durante o cativeiro, os criminosos, além de darem destinação a veículos, realizavam saques e transferências via Pix e gravavam vídeos das vítimas (motoristas e algumas esposas que os acompanhavam), enviando-os a familiares, exigindo o pagamento de altos valores em dinheiro para os libertarem.
Os investigados vão responder, entre outros crimes, por associação criminosa, roubo, furto e extorsão mediante sequestro. Somadas, as penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.