A Justiça do Rio de Janeiro revogou a prisão preventiva do estudante de medicina Yuri de Moura Alexandre, acusado de agredir o ator Victor Meyniel na portaria de um prédio em Copacabana, em setembro deste ano.
Em audiência realizada na quarta-feira (8), o juiz Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau determinou a soltura do réu e estabeleceu que ele deverá usar tornozeleira eletrônica. As informações são do portal Metrópoles.
O magistrado afirmou que a prisão preventiva não era mais necessária, já que Yuri é estudante, tem residência fixa, é réu primário e “não apresenta histórico de agressões, de ofensas e nem de envolvimento em qualquer tipo de confusão”. Diante do histórico do acusado, o juiz entendeu que a liberdade dele não representa risco à sociedade.
Yuri estava preso desde o dia da agressão. Na audiência, Victor Meyniel e oito testemunhas prestaram depoimento. Agora, apesar de poder responder o processo em liberdade, o estudante de medicina está impedido de deixar o Brasil e de manter contato com Victor Meyniel, entre outras medidas cautelares.
Em nota enviada ao Metrópoles, a defesa do ator comentou a decisão: “A defesa de Victor Meyniel recebe com serenidade a notícia da liberdade do agressor Yuri de Moura Alexandre. Com o término da instrução processual, é natural que o acusado primário possa responder ao processo em liberdade. Inclusive, a decisão foi amparada por manifestação favorável do Ministério Público e da própria defesa de Victor na audiência. As medidas cautelares impostas ao réu foram condizentes com a gravidade dos fatos, já que Yuri terá que usar tornozeleira eletrônica, será obrigado a se recolher no período noturno em sua residência e está proibido de deixar o Rio de Janeiro, devendo entregar seu passaporte”.
Relembre o caso
O ator e influenciador Victor Meyniel, de 26 anos, foi espancado na portaria de um prédio em Copacabana, no dia 2 de setembro. Ele teria conhecido o agressor em uma boate na zona sul do Rio de Janeiro.
Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que o estudante de medicina Yuri de Moura Alexandre espanca Victor. O vídeo mostra o porteiro sentado e tomando café enquanto o ator era agredido.
A Polícia Civil informou que o agressor foi preso e autuado em flagrante pelos crimes de lesão corporal, injúria por preconceito e falsidade ideológica.