Ouvindo...

Enem 2023: professor de cursinho popular comenta desafios na preparação dos alunos para o exame

Prova do Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 (Enem) será realizada em 5 e 12 de novembro

Professor de cursinho popular detalha desafios de jovens para prestar Enem em 2023

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 (Enem) está se aproximando e alunos de todo o Brasil de diferentes realidades financeiras se preparam fazer o exame que pode garantir um futuro no Ensino Superior. Em um Brasil desigual, muitos estudantes dependem de cursinhos e associações populares que dão aulas gratuitas a noite para se prepararem para o exame.

Uma delas é a Associação Pré-Vestibular Comunitário Vila Marçola, localizado no aglomerado da Serra, região Centro Sul de Belo Horizonte. “A grande maioria dos alunos estuda e trabalha. O cursinho é a noite, e por isso eles têm uma rotina muito cansativa”, explica o coordenador da instituição, Igor Lage. No local, os estudantes têm duas aulas por dia de segunda a sexta-feira, incluindo Redação, Português, Literatura, Matemática, Biologia, Física, Química, História e Geografia.

Para Lage, os alunos de cursinhos populares enfrentam muito mais do que a dificuldade de conteúdo acumulado durante a formação, porque a questão motivacional também interfere, principalmente, na continuidade dos estudos. Por isso, o pré-vestibular comunitário tem grande índice de desistências. “A turma costuma começar com 30 alunos, mas termina com menos da metade, cerca de 8 alunos”, conta.

Fica muito evidente que alguns alunos tem um déficit de formação que fica acumulado desde que começaram a formação. Por exemplo, problemas de alfabetização [...] Eles possuem a motivação, de querer fazer um curso e fazer o que eles gostam, mas, ao mesmo tempo, ao olharem ao redor, sentem o peso de suas próprias realidades

Professor do pré-vestibular desde 2016, Igor Lage ainda percebeu outro elemento dificultador na vida dos alunos: os impactos da pandemia de Covid-19. “Desde que teve a pandemia, eu tenho achado a movimentação dos cursinhos atípicas. Tem havido um desânimo maior dos alunos em relação às aulas, muito por causa da defasagem de conteúdo causada pela ausência de aulas durante a pandemia”, contou.

Dicas para o Enem 2023

Apesar do cenário, o professor acredita que os alunos podem conquistar, sim, a tão sonhada vaga na universidade. "É importante que os alunos estejam motivados. Como o conteúdo do Enem é um muito extenso, mais do que focar no que ainda precisa ser estudado, eles devem investir na competência emocional. Prestar a atenção nos próprios sentimentos. A prova é difícil, mas não é um monstro”, afirma.

Além de aconselhar que os estudantes mantenham o foco para fazer a prova, Lage também sugere que os alunos façam a prova de forma estratégica. “Eles devem focar em Redação, em Matemática. As matérias com o maior peso [dentro da prova]. Porque são as duas disciplinas com uma prova só para elas”, finalizou.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 serão realizadas em dois domingos consecutivos, como acontece desde 2017, com as provas marcadas para os dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. No segundo dia, de Ciências da Natureza e Matemática.

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento