Um homem foi preso na tarde de terça-feira (17), em Santos, no litoral de São Paulo, pela suspeita de ter atirado de fuzil pelas costas de uma policial militar em agosto deste ano. A prisão aconteceu no barro Morro de São Bento. Outros dois criminosos envolvidos na tentativa de homicídio já tinham sido presos.
Segundo a Polícia Militar (PM), a policial foi baleada pelas costas enquanto fazia patrulhamento pela Operação Escudo, em 1º de agosto. Depois do crime, ela passou várias semanas internada até se recuperar.
Na terça, policiais militares em patrulhamento abordaram um veículo que transitava em alta velocidade. O motorista foi detido com uma arma de fogo ilegal. Na delegacia, houve a constatação de que ele era procurado pela tentiva de homicídio contra dois policiais.
No dia do crime, depois de atirar nos policiais, o homem e os comparsas fugiram em direção ao Morro São Bento, onde atacaram uma viatura policial e balearam outro agente, que foi atingido na perna. Na troca de tiros, um dos criminosos morreu e outros dois tinham sido presos.
A Operação Escudo, deflagrada depois da morte de um soldado da Rota, causou a morte de 28 pessoas ao longo de 40 dias. Os suspeitos de participação na morte do policial foram presos.