A frente fria que pôs fim à onda de calor sufocante que assolou o Brasil nas últimas semanas deve provocar mais tempestades no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil nesta quinta-feira (28), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O instituto colocou áreas de 10 estados e o Distrito Federal sob alerta laranja (perigo) de tempestade. Para esses locais, a previsão é de chuva de até 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h, com risco de queda de granizo. Veja estados afetados abaixo:
Bahia;
Distrito Federal;
Espírito Santo;
Goiás;
Mato Grosso;
Mato Grosso do Sul;
Minas Gerais;
Paraná;
Rio de Janeiro;
São Paulo;
Tocantins.
A faixa litorânea que se estende de Laguna (SC) a Arraial do Cabo (RJ), segundo o Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil, deve ter ressaca com ondas de até 3 metros. O Inmet também emitiu alerta laranja para ventos costeiros do Paraná até o sul da Bahia.
A frente fria derrubou as temperaturas no Sudeste. Há um alerta amarelo (perigo potencial) para declínio de temperatura de até 5 °C para a faixa litorânea do Paraná até o Espírito Santo.
Previsão do tempo para SP
São Paulo, por exemplo, não deve ter mais do que 20 °C registrados em seus termômetros ao longo desta quinta-feira. Não há previsão de chuva significativa para a capital paulista, no entanto. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura, “são esperados apenas pontos isolados e ocasionais de chuviscos e chuva fraca”.
A cidade registrou uma forte chuva na tarde da quarta-feira (27) com queda de granizo em sete localidades, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura. A temperatura caiu cerca de 14 °C, segundo a Climatempo.
As regiões que tiveram queda de granizo foram:
Consolação, centro, às 15h10;
Belém, zona leste, às 15h17;
Mooca, zona leste, às 15h16;
Vila Mariana, zona sudeste, às 15h20;
Bras, zona leste, às 15h30;
Vila Carrão, zona leste, às 15h33;
Ermelino Matarazzo, zona leste, às 15h35.
Segundo o instituto, às 14h, São Paulo registrava 36 °C e, após a chuva, que ocorreu das 15h20 às 16h20, passou para 22 °C, às 17h.