A Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), divulgou que uma nova vacina contra a dengue está prevista para ser entregue no Brasil na próxima semana.
A vacina de nome Qdenga foi desenvolvida pela empresa Takeda Pharma, e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março.
Inicialmente, a vacina estará disponível apenas em laboratórios particulares e, segundo a ABCVAC, o preço deve variar entre R$350 e R$500. Ainda seguindo orientações da Associação, as clínicas devem, portanto, utilizar esse parâmetro em sua precificação, incluindo atendimento, triagem, análise da caderneta de vacinação, orientações pré e pós-vacina, e todo o suporte para os pacientes.
Orientações da Anvisa
De acordo com a Anvisa, a Qdenga possui quatro sorotipos do vírus causador da doença. O órgão regulador ainda garante que a dose da vacina confere ampla proteção contra a dengue e é indicada para crianças acima de 4 anos, adolescentes e adultos de até 60 anos.
Anteriormente, um imunizante contra a dengue já havia sido aprovado no Brasil, o Dengvaxia. No entanto, ele só pode ser utilizado por quem já foi infectado. Sendo assim, a Qdenga é a primeira dose aprovada no país para um público mais amplo.
Esta nova vacina estará disponível para ser aplicada em duas doses, tendo um intervalo de três meses entre as aplicações, e será administrada via subcutânea.
Os testes de eficácia da Qdenga realizados pela Anvisa apontaram que todos os sorotipos combinados entre indivíduos sem infecção anterior pelo vírus foi de 66,2%. Já para aqueles que tiveram a infecção anteriormente, o índice foi de 76,1%.