Hoje é o último dia para realizar a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. A prova é uma importante porta de entrada para o ensino superior e representa uma oportunidade única de avaliar os conhecimentos adquiridos ao longo da trajetória estudantil.
As inscrições devem ser feitas pela Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e os resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
A taxa de inscrição é R$85 e o resultado para quem pediu a isenção já foi divulgado na última segunda-feira (8).
Provas
Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas.
Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.
Passo a passo para se inscrever no Enem 2023
1) Entre na Página do Participante
Todo o processo de inscrição do Enem 2023 é feito pela
2) Solicitação de exame com acessibilidade
No caso de participantes que possuem algum tipo de deficiência física ou intelectual, é possível solicitar um exame com acessibilidade. Este direito é destinado a pessoas:
Surdo cegas, surdas, cegas, com deficiência auditiva, baixa visão e visão monocular;
Com autismo, deficiência intelectual, dislexia, deficiências físicas e déficit de atenção;
Pessoas gestantes;
Estudantes de Classe Hospitalar.
3) Escolha a língua estrangeira
Durante a inscrição para o Enem 2023, o estudante precisa escolher entre dois idiomas para realizar a seção da prova de língua estrangeria: espanhol ou inglês.
4) Preencha informações pessoas complementares
O participante deve fornecer algumas informações complementares referentes à escolaridade.
5) Questionário socioeconômico
No fim da inscrição, é preciso preencher um formulário de 20 questões sobre a sua situação socioeconômica. Essas perguntas não afetam em nada no resultado da prova, mas servem como base para o Ministério da Educação basear a situação socioeconômica dos estudantes no país.
6) Pagamento da taxa
Para finalizar a inscrição, o estudante deve pagar uma taxa no valor de R$85. É possível gerar um boleto para o pagamento. Participantes que conseguiram a isenção não precisam realizar o pagamento.