A empresa Häagen-Dazs começou a recolher, no Brasil, todos as embalagens de sorvete sabor baunilha após identificarem no aroma natural de baunilha a presença de traços de 2-cloroetanol, que pode estar associada ao óxido de etileno, substância mutagênica e carcinogênica, para a qual não existe tolerância de consumo na legislação sanitária.
No Brasil, a retirada do produto do mercado acontece de forma “voluntária e preventiva” de todos os lotes do sorvete de baunilha Häagen-Dazs Vanilla, comercializados em pote cartonado de 415 g (473 mL), com data de validade entre 07.07.2022 e 18.07.2023.
Nota
Por meio de nota publicada no site a empresa informa que “todos os demais sabores e apresentações dos produtos Häagen-Dazs não são afetados por este recolhimento e podem ser consumidos normalmente. A General Mills Brasil reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. A empresa reitera que não utiliza óxido de etileno na fabricação de seus produtos e que a contaminação em questão foi identificada em um único fornecedor específico, já bloqueado e substituído.”
Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o produto começou a ser recolhido no dia 12 de julho e “tem por objetivo formalizar o processo de recolhimento e dar amplo conhecimento aos consumidores.”
A Anvisa esclarece, ainda, que “esses lotes específicos de sorvete, importados da França, estão sendo recolhidos em nível global, devido à presença da substância 2-cloroetanol (2-CE) no ingrediente utilizado na fabricação do sorvete para conferir sabor baunilha.” Não há restrições de comercialização e uso dos demais sabores de sorvetes Häagen-Dazs.
Sobre o óxido de etileno (ETO) e seus derivados
Conforme explicações da Anvisa o ETO é classificado como substância com propriedades carcinogênicas (que podem causar câncer), mutagênicas (que podem causar alterações capazes de provocar danos às células humanas) e genotóxicas, ou seja, que podem causar alterações no material genético.
“Pelas informações científicas disponíveis, não é possível descartar a genotoxicidade do 2-CE, substância decorrente da degradação do ETO e que foi detectada nesses lotes específicos de sorvete.”
A Anvisa alerta que “não existem limites residuais aceitáveis para essa substância em alimentos. Também não existem limites toleráveis no âmbito da legislação vigente no Brasil sobre limites de contaminantes em alimentos.”
O que fazer
Caso você tenha adquirido sorvetes sabor baunilha da marca Häagen-Dazs com as datas de validade citadas, não consuma o produto. Guarde a embalagem e entre em contato com a empresa General Mills, por meio do telefone 0800 031 0707 ou do endereço eletrônico