123 Milhas: DPMG lança etapa de revisão obrigatória de créditos de clientes

Nesta nova fase, os consumidores lesados deverão verificar se o nome consta na lista e se os valores e a classificação dos créditos estão corretos

Os consumidores lesados precisam entrar no site rj123milhas.com.br e seguir as orientações da DPMG.

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) anunciou uma nova etapa no processo de consumidores contra o Grupo 123 Milhas: a Fase Administrativa de Revisão de Crédito.

Segundo a DPMG, a participação é obrigatória, digital e gratuita — não envolve pagamento nem requer acionar advogados ou defensores públicos, já que todo o procedimento ocorre pela internet.

O que fazer?

Os consumidores devem, primeiramente, acessar o site rj123milhas.com.br.

No portal, é necessário conferir os dados e verificar se o nome do consumidor consta na lista e se o valor e a classificação dos créditos estão corretos.

Leia também

Se o nome estiver na lista e os valores estiverem certos, o consumidor não precisa participar desta fase e pode aguardar os próximos passos.

Se o nome não constar entre os credores ou houver alguma inconsistência nos valores, o consumidor deve seguir as etapas abaixo:

  • Juntar os documentos de comprovação, como vouchers, comprovantes de Pix, faturas de cartão de crédito e e-mails, para fazer o upload na plataforma digital.
  • Fazer o pedido de revisão ou inclusão do crédito.

Compras no cartão de crédito

A Defensoria Pública informou ainda que foi instaurada uma mediação para definir o que será feito em relação aos valores de consumidores que contestaram compras no cartão de crédito e tiveram os montantes retidos pelos bancos ou depositados em juízo.

Participarão dessa fase as empresas, instituições financeiras, bandeiras de cartões e associações de defesa do consumidor.

Novas atualizações serão divulgadas posteriormente pela DPMG.

Caso 123 Milhas

A crise envolvendo a agência de viagens on-line — conhecida por vender passagens aéreas e pacotes turísticos a preços acessíveis — começou em agosto de 2023 e envolve outras empresas do grupo.

Com o cancelamento das passagens promocionais, cerca de 800 mil clientes foram lesados.

Apesar das etapas em andamento na Justiça, a 123 Milhas ainda não fez nenhum pagamento aos credores, e não há prazo definido para a quitação dos débitos.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...