A Stellantis encerrou a produção do Jeep Renegade na fábrica de Melfi, na Itália, marcando o fim da trajetória de um dos modelos mais importantes da marca Europa. Lançado em 2014, o SUV compacto foi responsável por impulsionar as vendas da Jeep na região, mas perdeu espaço nos últimos anos diante da chegada de novos concorrentes e da mudança de foco do grupo para veículos eletrificados.
O principal motivo para a aposentadoria do Renegade no mercado europeu está ligado à nova estratégia da Stellantis, que concentra seus esforços em SUVs mais modernos e sustentáveis, com destaque para o Jeep Avenger.
Menor, mais eficiente e disponível em versões híbrida e elétrica, o Avenger rapidamente se tornou o novo carro-chefe da Jeep na Europa, acumulando mais de 200 mil pedidos entre janeiro de 2023 e julho de 2025. O modelo, aliás, será lançado no Brasil em 2026 para competir com Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera no segmento de SUVs compactos de entrada.
O fim do Renegade na Europa repete o movimento observado em outros mercados. O SUV foi descontinuado nos Estados Unidos, em 2023, por ser considerado muito pequeno para os padrões estadunidenses e ter preços muito próximos aos do Compass. Na China, o Jeep Renegade deixou de ser produzido em 2021, após baixo desempenho comercial.
No entanto, o cenário é diferente na América Latina. O Renegade continua em plena atividade no Brasil, onde é produzido em Goiana-PE e mantém posição de destaque entre os SUVs mais vendidos do país. O modelo, que é exportado para vários países da América Latina, seguirá à venda por aqui posicionado acima do Avenger.
A nova geração do Jeep Renegade está prevista para estrear entre 2027 e 2028, construída sobre uma plataforma atualizada.
Como é o Jeep Avenger
Dezesseis centímetros mais curto que o Renegade, o Avenger mede 4,08 metros, 1,77 m de largura, 1,53 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. O seu porta-malas de 380 litros tem 60 litros a mais que o do irmão maior. Por ser construído sobre a plataforma CMP, compartilhada com modelos da Citroën e Peugeot, o Jeep Avenger será fabricado em Porto Real-RJ.
SUV será fabricado no polo industrial da Stellantis em Porto Real (RJ)
A motorização será a conhecida híbrida-leve 1.0 turbo flex com sistema elétrico de 12 volts e câmbio automático CVT com sete marchas simuladas, que equipa os Fiat Pulse e Fastback, além dos Peugeot 208 e 2008. Esse conjunto entrega 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.