Ouvindo...

Após China e EUA, Jeep Renegade sai de linha na Europa; como fica no Brasil?

SUV compacto encerra ciclo em outros mercados, mas tem nova geração prevista na América Latina

Jeep Renegade sai de linha na Europa após 11 anos de produção na Itália

A Stellantis encerrou a produção do Jeep Renegade na fábrica de Melfi, na Itália, marcando o fim da trajetória de um dos modelos mais importantes da marca Europa. Lançado em 2014, o SUV compacto foi responsável por impulsionar as vendas da Jeep na região, mas perdeu espaço nos últimos anos diante da chegada de novos concorrentes e da mudança de foco do grupo para veículos eletrificados.

O principal motivo para a aposentadoria do Renegade no mercado europeu está ligado à nova estratégia da Stellantis, que concentra seus esforços em SUVs mais modernos e sustentáveis, com destaque para o Jeep Avenger.

Menor, mais eficiente e disponível em versões híbrida e elétrica, o Avenger rapidamente se tornou o novo carro-chefe da Jeep na Europa, acumulando mais de 200 mil pedidos entre janeiro de 2023 e julho de 2025. O modelo, aliás, será lançado no Brasil em 2026 para competir com Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera no segmento de SUVs compactos de entrada.

O fim do Renegade na Europa repete o movimento observado em outros mercados. O SUV foi descontinuado nos Estados Unidos, em 2023, por ser considerado muito pequeno para os padrões estadunidenses e ter preços muito próximos aos do Compass. Na China, o Jeep Renegade deixou de ser produzido em 2021, após baixo desempenho comercial.

No entanto, o cenário é diferente na América Latina. O Renegade continua em plena atividade no Brasil, onde é produzido em Goiana-PE e mantém posição de destaque entre os SUVs mais vendidos do país. O modelo, que é exportado para vários países da América Latina, seguirá à venda por aqui posicionado acima do Avenger.

A nova geração do Jeep Renegade está prevista para estrear entre 2027 e 2028, construída sobre uma plataforma atualizada.

Como é o Jeep Avenger

Dezesseis centímetros mais curto que o Renegade, o Avenger mede 4,08 metros, 1,77 m de largura, 1,53 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. O seu porta-malas de 380 litros tem 60 litros a mais que o do irmão maior. Por ser construído sobre a plataforma CMP, compartilhada com modelos da Citroën e Peugeot, o Jeep Avenger será fabricado em Porto Real-RJ.

SUV será fabricado no polo industrial da Stellantis em Porto Real (RJ)

A motorização será a conhecida híbrida-leve 1.0 turbo flex com sistema elétrico de 12 volts e câmbio automático CVT com sete marchas simuladas, que equipa os Fiat Pulse e Fastback, além dos Peugeot 208 e 2008. Esse conjunto entrega 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.