Terceira safra pressiona preço do feijão carioca no mercado interno
Avanço da oferta reduz valores no campo, enquanto menor produção mantém cotações do feijão-preto sustentadas

A entrada gradual da terceira safra segue pressionando os preços do feijão carioca no mercado interno. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o avanço da oferta tem reduzido os valores pagos ao produtor, enquanto o mercado do feijão-preto apresenta comportamento distinto.
De acordo com os pesquisadores, a confirmação de uma produção menor de feijão-preto continua dando sustentação às cotações. Apesar disso, a demanda ainda limita movimentos mais expressivos de valorização.
No caso do feijão carioca, os preços no campo já refletem o aumento da disponibilidade do grão e a postura mais cautelosa dos compradores. No varejo, porém, as cotações ainda incorporam os reajustes registrados durante a primeira e a segunda safras.
*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.



