Soja recua no mercado interno com dólar mais fraco e expectativa de safra recorde

Queda da moeda norte-americana e avanço inicial da colheita reforçam cautela dos compradores

Movimento reduziu a competitividade da oleaginosa brasileira no mercado internacional

As cotações internas da soja registraram queda na última semana, pressionadas principalmente pela desvalorização do dólar frente ao real. Segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o movimento reduziu a competitividade da oleaginosa brasileira no mercado internacional.

De acordo com o Centro de Pesquisas, outro fator que contribuiu para o recuo dos preços foi a expectativa de uma safra recorde no Brasil. Diante desse cenário, compradores têm adotado postura mais cautelosa, postergando novas aquisições à espera do avanço da colheita, o que também levou à desvalorização dos prêmios de exportação.

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que, até o dia 17 de janeiro, 3,2% da área nacional de soja já havia sido colhida, percentual superior ao registrado no mesmo período da temporada passada, quando os trabalhos alcançaram 1,2% da área.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...