Produtores rurais estão investindo na produção agroecológica, visando novos mercados e a geração de renda. Entre eles está José Lucas Faria Corrêa, de 26 anos, que está colhendo a primeira safra de morangos cultivados no sítio de sua família, em Seritinga, Sul de Minas. Produtor de hortaliças, José Lucas decidiu investir na produção agroecológica de
Desde 2021, quando realizou o Cadastro de Agricultor Familiar (CAF), José Lucas é acompanhado pela Emater-MG. Ele fornece hortaliças às escolas por meio do
Segundo a extensionista da Emater-MG, Milene da Silva Soares, a decisão do jovem em inovar no plantio veio por meio do apoio e incentivo da empresa. “O acompanhamento próximo da Emater com os jovens do Futuro no Campo foi o que animou o produtor a tentar essa cultura nova, já que ele sempre plantou hortaliças”, afirmou.
A produção de morango do José Lucas teve início em maio de 2025, numa área de 500 m². Ele tem a expectativa de uma boa produção. Para ele, o programa aumentou as possibilidades do cultivo. “Com o Futuro no Campo, eu estou aprendendo muita coisa que eu não sabia, um sonho que eu tenho há muito tempo. A Emater me mostrou que é possível trabalhar com orgânicos, basta saber o que está fazendo. Então eu comecei a buscar conhecimentos para poder plantar o morango”, compartilhou o produtor.
De acordo com a extensionista, ao participar do Futuro no Campo, José Lucas recebe acompanhamento técnico contínuo da Emater-MG e participa de visitas técnicas para aprimorar seus conhecimentos sobre a cultura do morango. Ele também será contemplado, por meio do programa, com um kit de ferramentas, sementes de hortaliças e sistema de irrigação. José Lucas já planeja expandir a produção, incluir os morangos em feiras da região e, futuramente, investir em processamento e certificação orgânica.