Frango perde competitividade frente à carne suína, mas ganha em relação à bovina

Desvalorização mais intensa da suína e leve alta da bovina alteraram relação de preços no atacado paulista

Desvalorização da proteína suinícola foi um pouco mais intensa que a da avícola

A competitividade da carne de frango diminuiu em relação à suína em janeiro, mas aumentou na comparação com a carne bovina, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A análise considera os preços praticados no atacado da Grande São Paulo.

De acordo com o Cepea, a desvalorização da proteína suinícola foi um pouco mais intensa que a da avícola, enquanto a carne de boi se valorizou ligeiramente. Pesquisadores explicam que a queda nos preços das carnes de frango e suína é um movimento típico do primeiro mês do ano, quando a demanda interna tende a ficar mais enfraquecida, resultando em maior oferta no mercado.

No caso da carne bovina, as altas registradas até meados de janeiro sustentaram o aumento da média mensal, embora o ritmo dos negócios tenha diminuído na última semana do mês.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Ouvindo...