Ouvindo...

Brasil tem 4 focos de gripe aviária ativos; veja quais

Dados são do painel de monitoramento do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

O Brasil registra quatro focos de gripe aviária em andamento, segundo a última atualização desta segunda-feira (9) do painel de monitoramento do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O último caso confirmado foi no sábado (7) em uma criação de aves domésticas no município de Campinápolis, no Mato Grosso.

“As medidas de erradicação e as ações de vigilância no raio de 10 km ao redor do foco foram iniciadas neste domingo (8). O Mapa esclarece que, no raio detectado, não há estabelecimentos avícolas comerciais”, informou o Mapa, em nota.

Veja quais são os quatro focos da doença em andamento:

  • Cisne negro (ave silvestre- cativo) em Sapucaia do Sul (RS)
  • Cisne negro (ave silvestre- cativo) em Mateus Leme (MG)
  • Irerê (ave silvestre- vida livre) em Brasília (DF)
  • Galinha (doméstica- subsistência) em Campinápolis (MT)
Leia também

O último foco confirmado não altera as chances do Brasil se tornar livre de gripe aviária no dia 18 de junho, quando acaba o vazio sanitário de 28 dias após o foco após a desinfecção da área em Montenegro (RS), onde foi confirmado um foco de gripe aviária em granja comercial.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde
Leia mais