Ouvindo...

Gripe aviária: Chile e Uruguai suspendem compra de frango do Brasil

Países anunciaram suspensão temporária da compra de aves brasileiras

Gripe aviária oferece baixo risco a humanos

O Chile e o Uruguai suspenderam a partir deste sábado (17), temporariamente, as importações de frango do Brasil. A decisão foi anunciada após a confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma criação comercial de aves no Sul do país.

Outros países, como a Argentina e a China, além da União Europeia também já haviam suspendido as compras de aves brasileiras.

Veja mais: Gripe aviária: governo de MG vai descartar 450 toneladas de ovos como medida preventiva

A medida segue protocolos sanitários internacionais acordados entre o Brasil e esses países, que preveem a suspensão automática das compras em casos de detecção de doenças como a gripe aviária.

As exportações de carne de aves do Brasil para esses cinco mercados somaram mais de US$ 190 milhões apenas no mês de abril.

É seguro comer ovos e carne de frango?

Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o consumo é seguro desde que os alimentos estejam cozidos. “Se por um acaso algum animal estivesse contaminado, ao passar por um processo de cozimento, é eliminado o vírus. Por isso, é completamente seguro o consumo humano da carne de frango e também os ovos”, explicou Fávaro em entrevista à CNN Brasil.

Nessa linha, o ministro também fez um alerta para que a população evite o consumo de alimentos crus. “Não é recomendado e não pode consumir carne de frango e ovos cru, até por outras doenças, como por exemplo, salmonela”, lembra ele.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.