Minas Gerais se destaca no agronegócio nacional. O casal Marilene e Júnior dos Santos, produtores de hortaliças em Padre Paraíso, conquistaram o primeiro lugar no Prêmio ATeG 2024 - Olericultura, promovido pelo sistema CNA. O prêmio reconhece o desempenho dos produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que vem transformando a realidade na zona rural mineira.
Como reconhecimento, eles ganharam um motocultivador - uma máquina agrícola que serve para diversos serviços no campo - e uma antena de internet, mas a maior recompensa foi a transformação que a família vivenciou. Com o apoio do técnico de campo Ladislau Soares, o casal conseguiu melhorar o solo e aproveitar melhor os insumos, aumentando sua renda em 1.183,33%. Os filhos do casal também estão envolvidos no dia a dia da produção, garantindo a continuidade do negócio familiar.
“Transformamos a nossa realidade. O ATeG nos trouxe novas tecnologias, análise de solo, sementes. E assim conseguimos produzir com mais qualidade”, contou Marilene, emocionada.
A conquista foi celebrada por lideranças locais. “Este prêmio mostra o reconhecimento do pequeno produtor para o agronegócio mineiro”, afirmou Emeson Ramalho, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Padre Paraíso.
“Marilene e Júnior são exemplo, não só para os produtores de Padre Paraíso, mas para todos de Minas”, destacou o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior.
A propriedade da família integra um dos cinco grupos já atendidos pelo ATeG em parceria com o Sindicato Rural de Padre Paraíso. Atualmente, dois grupos seguem ativos, ampliando os bons resultados na região.