As inscrições para o novo projeto de capacitação profissional da Prefeitura de Betim, o Qualifica Betim, estarão abertas do dia 31 de março até 4 de abril. A parceria entre o município e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal - oferecerá cinco modalidades de curso para jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso ao ensino regular ou não deram continuidade aos estudos.
O projeto, conduzido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), terá cinco capacitações:
- Técnico em Administração;
- Técnico em Agropecuária;
- Técnico em Informática;
- Técnico em Sistemas de Energia Renovável;
- Técnico em Segurança do Trabalho.
Com 40 vagas cada, os cursos serão ministrados por professores da UFV e terão duração total de dois anos. As aulas começam a partir de 6 de maio.
Os cursos serão integrados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), permitindo que os alunos concluam o ensino médio junto com a formação técnica. O Qualifica Betim também será aberto a pessoas que não estão matriculadas na EJA.
Bolsa de estudos
As aulas serão realizadas na Escola Municipal Antônio D’Assis Martins, o “Gigante”, de segunda a quinta-feira, das 18h às 22h. Para incentivar a permanência nos cursos, os estudantes receberão uma bolsa de R$2 por hora-aula assistida, podendo chegar a até R$4 mil de auxílio ao longo da formação completa.
Inscrições e matrículas
As inscrições serão realizadas entre os dias 31 de março e 4 de abril, de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h, na Semed (rua Felipe dos Santos, 320, Centro). A seleção será por ordem de inscrição, e até 120 pessoas poderão se candidatar para cada curso, compondo uma lista de espera.
As matrículas ocorrerão de 22 a 25 de abril, também na Semed, das 17h às 21h, sendo obrigatória a presença dos convocados para garantir a vaga.