Ouvindo...

Semana Internacional do Café será aberta no Dia Nacional da Consciência Negra

Coincidência com o feriado faz aumentar expectativa de público do maior evento latino-americano da cafeicultura; confira algumas das principais atrações e temas que serão abordados

A uma semana da abertura da Semana Internacional do Café - maior evento de café da América Latina e um dos maiores do mundo - os organizadores - Expresso&Co, Faemg, Seapa e Sebrae - reuniram os jornalistas numa antiga torrefadora da capital para experimentar bons cafés e contar detalhes do evento que, pela primeira vez, será aberto num feriado - 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

A expectativa é que isso leve mais gente ao Expominas, resultando num público superior a 20 mil pessoas nos três dias do evento. A analista de Agronegócio da Faemg, Ana Carolina Gomes, lembrou que, tradicionalmente, a SIC traz os temas mais atuais do momento com o objetivo de conectar a cadeia produtiva do café.

“O ‘clima, a ciência e os novos consumidores’ são desafios que a cafeicultura vem vivenciando. Por isso, se tornaram pautas, nessa 12ª edição, que serão discutidas em vários eventos simultâneos. Além do seminário, a SIC vai ter também cursos, oficinas, campeonatos e diversas outras atrações por meio das quais o público poderá desfrutar e conhecer melhor o que a cafeicultura proporciona para Minas, o Brasil e o mundo”, disse Carolina.

Ela lembrou que, apesar da quebra na safra atual por problemas climáticos, mais de 2000 amostras de café de produtores assistidos por técnicos do SENAR foram recebidas para o Prêmio ATeG da Cafeicultura, cujo resultado será revelado na SIC. “É o produtor rural sempre resiliente, mostrando a que veio, participando dessas iniciativas para mostrar para o mundo que a cafeicultura brasileira é a melhor do planeta”.

Adriana Mejías, da Plataforma Global do Café, será um dos destaques

O diretor de planejamento da Espresso&Co, Caio Alonso Fontes, reiterou que a grade de programação foi definida com base nesses três temas, oportunizando, portanto, a presença de especialistas que falarão sobre eles.

Um dos destaques, segundo Caio, será a palestra da presidente da Plataforma Global do Café, instituição baseada na Europa, que reúne os principais players de café do mundo, Adriana Mejías. “Ela vai falar, por exemplo, sobre como a ciência pode resolver parte dos desafios, mas, muitas vezes, se encontra distante deles. Se ela se conecta mais rápido, a gente consegue pode encontrar soluções mais rápido”.

Leia mais:

Semana Internacional do Café vai discutir o impacto do clima, da ciência e o futuro do café

SIC 2024 terá foco no clima, na ciência e nos novos consumidores

Dia Internacional do Café: porque o grão tem três datas no ano?

Outra palestra de destaque, na opinião dele, é a que vai abordar uma grande pesquisa sobre o genótipo do café que vem sendo feita em várias parte do mundo - com a colaboração de vários pesquisadores - com o objetivo de melhorar a produtividade e qualidade dos grãos. No Brasil, esse estudo é desenvolvido por cientistas da Embrapa e da Ufla (Universidade Federal de Lavras).

E ainda:

Haroldo Bonfá - Vai participar do Fórum de Conteúdo, falando sobre como o clima e os preços impactam na cadeia do café.

Reunião de CEOs - Reunião com alguns dos mais importantes líderes de grandes empresas, como a diretora executiva da Três Corações, Sueli Alves. O objetivo é trazer um pouco da visão da indústria.

Presidente da Cocamig, Marcos Valério - Vai falar sobre os desafios enfrentados pelas cooperativas.

Sinergia entre atores da SIC é muito positiva

Silas Cañedo, chefe de gabinete da Faemg, que trabalha nos bastidores da SIC há mais de dez anos, acredita que o evento hoje está consolidado, com a presença dos produtores, do food service, setor de equipamentos, indústria e o sistema cooperativista que apoia incondicionalmente, a iniciativa. “A sinergia que acontece na SIC entre produtores, torrefadores e baristas é impressionante. É um ambiente muito positivo, muito propício para a troca de ideias e experiências”, falou.

Para o vice-presidente de Finanças da Faemg, Renato Laguardia, o principal desafio da cafeicultura, hoje, é produzir cada vez com mais sustentabilidade, sem agredir o meio ambiente. “O que já é feito bastante, mas sempre se pode melhorar. Estamos trabalhando pela conscientização do produtor rural para que ele evolua cada vez mais. E a SIC é uma excelente oportunidade para reforçarmos isso”.

12ª Semana Internacional do Café – SIC

Site: www.semanainternacionaldocafe.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/semanainternacionaldocafe

Datas: 20, 21 e 22 de novembro de 2024

Horário: das 10h às 19h

Local: Expominas – Av. Amazonas, 6200, Gameleira, Belo Horizonte, Minas Gerais

Ingressos: -Pessoa física: R$ 70,00 (para os três dias)

-Visitante com CNPJ: gratuito

-Produtor rural: gratuito

-Visitante internacional: gratuito

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Leia mais