Ouvindo...

Quer ser um gestor rural? Senar está com inscrições abertas para cursos gratuitos

Capacitações têm tutoria especializada para apoiar processo de aprendizagem do aluno e dá direito a um certificado no final

Alunos vão aprender sobre planejamento estratégico, administração do negócio, gestão competitiva, gestão de operações, de recursos humanos e financeira

Você tem afinidade com o campo e gostaria de experimentar uma carreira nesse universo? Então, vai gostar dessa novidade: o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está com matrículas abertas para cursos 100% gratuitos e online na plataforma Senar Play voltados para a gestão rural. As capacitações Gestão do Negócio Rural, Negócio Certo Rural e Planejamento Estratégico da Empresa Rural têm carga horária entre 20 e 30 horas, com tutoria especializada para apoiar o aprendizado do aluno e dá direito a um certificado no final.

O Senar oferece ferramentas de aprendizagem como apostilas em PDF, videoaulas, podcasts e atividades interativas. Quem fizer o curso, vai aprender sobre planejamento estratégico, administração do negócio, gestão competitiva, gestão de operações, de recursos humanos, financeira, entre outros.

Veja mini-entrevista com o assessor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Mateus Tavares:

Qual o público dos cursos?

Os cursos de gestão do portal EaD do Senar são direcionados a produtores rurais, responsáveis pela tomada de decisão na propriedade. Entretanto, outros profissionais da área, como estudantes e interessados no tema, podem acessar os treinamentos que irá ajudá-los a desenvolver novas habilidades.

Existe uma demanda do mercado?

Toda atividade agropecuária deve ser encarada como uma empresa rural, o que de fato é. Então profissionalizar a atividade tanto nas questões técnicas, produtivas, quanto gerenciais é fundamental para o seu sucesso.

A experiência do Senar em campo mostra que a gestão, especialmente a gestão financeira nas propriedades, é um tema com um gap muito grande de conhecimento, o que faz com que produtores rurais trabalhem com margens negativas, sem saber, o que acaba comprometendo a sustentabilidade financeira do negócio. Assim, inserir conceitos e práticas de uma gestão eficiente é o primeiro passo para melhorar os aspectos financeiros da empresa rural.

Quanto ganha um bom gestor?

Isso é difícil de mensurar porque depende de fatores como região, município, e até cadeias produtivas. Em muitos casos, principalmente em propriedades rurais de pequeno porte, o gestor é o próprio dono ou a própria família. O que podemos assegurar é que com uma gestão eficiente é possível monitorar e mensurar custos de produção, receitas, e indicadores econômicos, e aí sim, criar estratégias para reduzir custos operacionais ou fixos, através do ganho em escala por exemplo, ou até mesmo trabalhar com a visão de agregação de valor nos produtos, com o intuito de melhorar receitas. Isso pode representar ganhos financeiros substanciais na atividade.

Leia mais:

Novas tecnologias e práticas sustentáveis ampliam oportunidades de trabalho no Agro

Agro bate recorde com oferta de a 28,6 milhões de empregos

Drones em alta no campo; operador do equipamento pode ganhar até R$ 40 mil

Os conteúdos dos cursos do SENAR são voltados para quem tem a partir de 16 anos, ligados ao campo como o produtor rural, trabalhador rural, seus familiares, e prestadores de serviços do setor.
Para fazer os cursos, é necessário ter acesso à internet. O Senar também oferece capacitações que podem ser feitas via WhatsApp e no aplicativo do Senar Play, além de uma série de outros cursos em diversas áreas de atuação no agro.

Acesse https://ead.senar.org.br/matriculas-abertas para saber mais e fazer sua matrícula.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.