Os cem municípios mais ricos no agro contribuem com 31,9% da produção agrícola brasileira. Os dados foram divulgados na última semana pelo
A primeira posição é ocupada por Sorriso (MT), com uma produção de R$ 8,3 bilhões, seguido por São Desidério (BA), com R$ 7,8 bilhões.
A propósito, 36 municípios em Mato Grosso estão na lista dos mais ricos em produção, colocando o estado em primeiro lugar absoluto. Os estados de Mato Grosso do Sul e de Goiás, com 14 e 11 municípios, respectivamente, fecham o pódio dos estados que mais produzem.
Em Minas, o município melhor colocado na lista dos 100 mais ricos é
Ao todo, a lista dos 100 mais ricos na produção do Agro Brasileiro estão outras sete cidades: 72º Sacramento, 82º Araguari , 85º Frutal, 87º Rio Paranaíba , 95º Buritis , 97º Coromandel e 99º
Minas lidera a produção de café, feijão e cana de açúcar
As cidades de Patrocínio, Araguari, Monte Carmelo, no Triângulo Mineiro, puxam a produção de café e contribuem para que o estado seja protagonista na produção do grão. Também no Triângulo, está o maior produtor de feijão, a cidade de Uberaba. A produção de feijão no Brasil tem liderança do município de Paracatu, no noroeste do Estado.
Na lista dos cinco maiores em cada setor de produção o destaque para Sacramento, entre o Alto Paranaíba e o Triângulo Mineiro, como o segundo maior produtor de trigo do país com 1,3% da produção total, atrás apenas de Itapeva, interior de São Paulo.
Na produção de frutas, o município de Jaíba representa o Estado em quinto lugar com 1,4 % do que é produzido no país com grande produção de limão, manga e banana.