Os ministros da Agricultura e Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, reuniram-se na semana passada para o alinhamento de ações conjuntas entre as pastas. “A ideia é fazer com que a agricultura familiar e a grande agricultura brasileira caminhem na mesma direção: produzir alimentos saudáveis e baratos para o povo brasileiro e também para a exportação”, destacou Teixeira.
Entre as propostas está a estruturação de uma agência de informação que atuará no âmbito da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), propiciando a tomada de decisões estratégicas com mais agilidade e eficiência. Também foram discutidas a adoção de políticas públicas de apoio à comercialização da produção nacional e ações a serem desenvolvidas por meio de um orçamento compartilhado entre os dois ministérios.
“O que temos hoje é a certeza de que a agricultura, de forma geral, é quem vai ganhar com esta parceria. Estamos trabalhando alinhados para que os grandes produtores tenham acesso à pesquisa e desenvolvimento tecnológico para continuarem na vanguarda da produção sustentável de alimentos de qualidade e para que os médios e pequenos produtores recebam o devido suporte para produzir e se desenvolverem com excelência”, detalhou Fávaro.
(*) Com informações do MAPA.