Ouvindo...

Inaes lança projeto inédito para incentivar compras coletivas de insumos

Iniciativa está sendo apresentada para produtores rurais de diversas regiões do estado

Gerente executivo do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES) - braço do Sistema Faemg, Bruno Rocha de Melo, está fazendo visitas aos sindicatos para falar sobre o projeto

Com o intuito de conseguir melhores preços, é comum os produtores rurais realizarem compras coletivas de insumos. Quer dizer, nem tão comum assim. A prática poderia ser bem mais disseminada e adotada, beneficiando um número infinitamente maior de profissionais do campo. Pensando nisso, o Sistema Faemg Senar, em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais, lançou o projeto Compras Coletivas.

O gerente executivo do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES) - braço do Sistema Faemg - Bruno Rocha de Melo, informa que o piloto está na fase de construção com sindicatos e representantes da classe, e deve revolucionar a forma como os produtores rurais adquirem insumos. “A ideia básica continua a mesma: conseguir preços mais competitivos e produtos de qualidade, contando com a orientação dos técnicos de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar.

Leia mais

Inaes lança programa gratuito de melhoramento genético; saiba como participar

Produtores rurais rebatem fama de ‘vilões’ plantando árvores e recuperando pastagens

Primeiras compras deverão ser nas cadeias da bovinocultura de leite, suinocultura e avicultura

O diálogo com os sindicatos começou com visitas aos municípios de Paula Cândido e Curvelo. Na última reunião, realizada em 19 de setembro, cerca de 30 produtores rurais, um parceiro especializado em negociação e logística e representantes da classe participaram do encontro conduzido por Bruno. “Sabemos que é uma pauta de grande impacto. Nosso objetivo é estabelecer um modelo de projeto, executar as primeiras compras nas cadeias produtivas da bovinocultura de leite, suinocultura e avicultura, criar uma curva de aprendizado e escalar a nível estadual”, afirmou.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo, Thiago Guimarães, o projeto é um importante passo para que os produtores possam aumentar sua rentabilidade e competitividade no mercado. “Acreditamos nessa parceria como um marco para o desenvolvimento do agronegócio em nossa região”, destacou.

Projeto deverá ser adaptado às realidades de cada região

Nos próximos dias, a equipe responsável deverá fazer novas visitas a outras cidades para apresentar a proposta a um número maior de produtores e adaptar o modelo às diferentes realidades de cada região. A expectativa é que, após a fase piloto, o projeto seja expandido para todo o estado, alcançando milhares de produtores rurais nas demais áreas do segmento.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.