Ouvindo...

Seminário: Paracatu se transforma na capital nacional da Irrigação

1º Seminário Mineiro de Irrigação acontece amanhã (4) com a participação das principais autoridades ligadas ao agro e de estudiosos do assunto no Estado

Na próxima quarta-feira (4), especialistas, produtores rurais e autoridades vão discutir as últimas novidades em irrigação e gestão de recursos hídricos, durante o Seminário Mineiro de Irrigação, em Paracatu, a 500 km de Belo Horizonte. O evento, no Galpão do Parque de Exposições da Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu (Coopervap) será realizado pelo Sistema Faemg Senar, Sindicato dos Produtores Rurais do município e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Mais de 500 participantes estão confirmados.

Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg, disse que a disseminação dessas práticas é fundamental para o futuro da agropecuária mineira por proporcionar ao produtor as ferramentas necessárias para aumentar sua produtividade de forma sustentável. “Será uma ótima oportunidade para compartilhar as últimas novidades em tecnologias de irrigação, gestão de recursos hídricos, práticas de manejo, informações e conhecimentos sobre este tema tão importante”, destaca.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, lembrou que o evento acontece num momento muito oportuno. “O governo aprovou, recentemente, uma legislação específica para a reservação de água nas propriedades e os produtores poderão ampliar cada vez mais a irrigação em Minas Gerais e produzir com mais sustentabilidade”.

“É muito importante a consolidação dessa política agrícola que vai revolucionar a agropecuária no nosso estado”, complementa o secretário.

A escolha de Paracatu como sede do seminário reforça a relevância da cidade, que é um importante polo nacional de irrigação. “Paracatu tem uma longa trajetória agrícola e enfrenta desafios relacionados à disponibilidade de água, o que torna o debate sobre irrigação ainda mais essencial para a região”, comenta Pitterfrancis Freisleben, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu.

  • O evento terá início às 9h. A palestra de abertura, marcada para às 9h30, será proferida por Lineu Neiva Rodrigues, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o tema “Contribuições Socioeconômicas da Agricultura Irrigada”, destacando os benefícios econômicos e sociais que a agricultura irrigada traz aos municípios.
  • Às 11h, a presidente da Irriganor, Natália Gonçalves, apresenta um case de sucesso.
  • Às 11h30, o assessor de Relações Institucionais da Seapa, Pedro d’ Ângelo fala sobre a Política Estadual de Agricultura Irrigada Sustentável, os desafios na gestão dos recursos hídricos estaduais e as soluções para a irrigação e reservação de água.

Outro destaque na programação é a palestra do coordenador do CT da Agricultura Irrigada da Seapa, Fernando Faria às 16h30.

Leia mais:

Paracatu, pólo nacional de irrigação, se prepara para debater o tema; entenda

Seminário reafirma a importância das barraginhas que reservam água da chuva para o período da seca

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Leia mais