A Suinco - maior cooperativa frigorífica de
Essa nova autorização marca um avanço significativo para a Suinco, que busca ampliar sua presença no mercado internacional, expandir suas operações internacionais e alcançar novos consumidores. As exportações da cooperativa tiveram início em 2015 e, hoje, ela está habilitada a enviar seus produtos, como cortes in natura, miúdos e industrializados, para a Argentina, Uruguai, Hong Kong, Cuba, Filipinas e Singapura.
“Nossa expectativa é fornecer produtos que tenham um diferencial para o país comprador. Ainda este ano, deveremos ter mais uma habilitação, para o Vietnã.” - diz Weber Vaz de Melo, diretor comercial e industrial da Suinco.
Recorde histórico de exportação e lideranças das Filipinas
As conquistas chegam num bom momento para o mercado de carnes suínas. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior - Secex - tanto o volume quanto a receita das exportações brasileiras de carne suína atingiram recordes em julho de 2024. Foram 137,1 mil toneladas de carne suína (produtos in natura e processados) exportados.
No último mês de julho, as Filipinas superaram a China e lideraram, pela primeira vez, o ranking de maior importador da carne brasileira. Ainda segundo dados da Secex, as exportações brasileiras para o país filipino quase dobraram de junho para julho, somando 27,2 mil toneladas no último mês.
Weber disse que as novas certificações, motivam a empresa a continuar investindo em qualidade e inovação para garantir que seus produtos estejam sempre à altura das expectativas internacionais.
Brasileiro consome, em média, 20,68Kg de carne suína por ano
- De acordo com estudo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) houve um crescimento das granjas tecnificadas – aquelas que fornecem animais para serem abatidos em frigoríficos com inspeção veterinária. Atualmente são 2.210.840 dessas matrizes em todo o país, o que representa um aumento de 22,71% em comparação a 2015. (trabalho que a Suinco também faz)
- Aumento de 130,3% em exportações; 54,4% em toneladas de carcaça e 42,3% em disponibilidade interna e movimentando cerca de R$ 371,6 bilhões.
- A suinocultura empregou diretamente cerca de 151 mil pessoas e criou mais de 1.102.422 empregos indiretos, resultando em uma massa salarial superior a R$ 6,2 bilhões apenas em 2023. (A Suinco é a 3ª maior empregadora do ramo agropecuário de Minas Gerais)
- Média de consumo per capita/ano do brasileiro: 20,68 kg. Em Minas, a média é 27 kg. Sete a mais do que a média (podemos explorar sobre esse consumo de suínos em Minas)