Ouvindo...

Times

Vinho rosé produzido em Minas é eleito o melhor do Brasil

Ele é produzido no vinhedo mais alto do Brasil, a 1.740m de altitude, pelo Espaço Essenza, e recebeu 91 pontos na 21ª Edição da Decanter World Wine Awards (DWWA)

O melhor vinho rosé brasileiro é de Minas Gerais. Produzido em Maria da Fé, na Serra da Mantiqueira, a iguaria foi eleita a melhor nessa quarta-feira (19) na 21ª Edição da Decanter World Wine Awards (DWWA).

O vinho obteve 91 pontos na publicação, sendo medalha de prata. Ele é produzido no vinhedo mais alto do Brasil, a 1.740m de altitude, pelo Espaço Essenza, o mesmo que produziu o melhor azeite do mundo. Essa é a quarta safra da iguaria.

Para quem quiser comprar, o vinho Essenza Rosé custa R$ 245 a garrafa de 750ml. Ele tem 13% de graduação alcoólica, com aroma fresco no nariz e notas de cereja. Na boca, o sabor é intenso e rico, com acidez refrescante.

Outros três vinhos e dois espumantes do espaço conquistaram medalhas de bronze, sendo eles: Sauvignon Blanc branco, Cabernet franc tinto, Mantikir Alvarinho branco, Mantikir Rosé Brut Nature e Mantikir Rosé Extra Brut. Todos tiveram 87 pontos.

Leia também

Como é feito o melhor vinho rosé do Brasil?

O vinho é feito pelo método de prensagem direta. As uvas são colhidas, colocadas numa prensa e esmagadas suavemente. As cascas de uva têm pouco contato com o suco, até atingir o tom de rosa específico do rótulo.

Jovens no mundo dos vinhos

Herbert Sales, dono do espaço Essenza, celebrou a vitória e contou que a empresa é nova nesse mundo.

“Somos jovens nesse mundo dos vinhos. E com tão pouco tempo, estamos conquistando nosso espaço e mostrando a todos a qualidade dos nossos vinhos premium”
Herbert Sales, proprietário do Espaço Essenza

Ele contou à Itatiaia sobre a história do Espaço Essenza quando o azeite Mantikir Summit Premium ganhou o prêmio de melhor do mundo. O carioca chegou a Maria da Fé em 2019 e já coleciona prêmios no vinhedo mais alto do Brasil e no olival mais alto do mundo.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Leia mais