Ouvindo...

Times

No Dia Nacional do café, conheça os dez melhores cafés de BH na opinião de especialistas

Baristas e outros profissionais ouvidos pela Itatiaia recomendam os melhores lugares para se tomar café na capital mineira; confira

No Dia Nacional do Café, data instituída pela Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café) para marcar o início da colheita do grão - convidamos baristas, provadores e outros especialistas na bebida e no mercado de cafés especiais para indicar as melhores cafeterias da capital mineira.

Quem quiser aproveitar a data para experimentar um espresso ou um coado, pode seguir as dicas dos profissionais ouvidos pela Itatiaia: Giovanna Nogueira e Magno Soares, empreendedores e educadores do mercado de cafés, Gilmar Cabral, q-grader e árbitro Internacional BSCA e as baristas Petra Moreira Cruz e Mariana Abreu Duarte.

Giovanna Nogueira e Magno Soares comentam que, desde 2016, Belo Horizonte vem amadurecendo o cenário de cafés. Na avaliação deles, apesar de um pouco mais lenta do que outras capitais, como Rio, São Paulo, Curitiba e Brasília, Beagá oferece, hoje, boas cafeterias. “Mas acreditamos fortemente que ainda temos um grande espaço para evolução e crescimento da cidade nesse cenário”.

Leia mais: Café Especial e Comum: entenda a diferença

Rotas do Café Mineiro: Uma Viagem de Sabor e Aroma

A respeito da aceitação dos cafés especiais, Giovanna acha o público mineiro bem resistente e, por isso, “essa introdução de uma bebida ‘nova’ num ambiente diferente (que não o da sua própria casa) e num valor um pouco mais alto alto para incentivar a o trabalho dos pequenos produtores, acaba enfrentando algumas barreiras”. Mas há luz no fim do túnel. “Aos poucos, o café especial vai conquistando seu espaço”, diz, otimista.

Giovanna - que já foi dona de duas cafeterias na capital mineira e se prepara para lançar a terceira em breve - acredita que uma boa cafeteria tem que ter autenticidade. “Para levar as pessoas a consumirem fora de casa é preciso ser autêntico. Ter um espaço com opções de comida boas mesmo e um excelente preparo das bebidas. Precisamos do básico bem feito e de mais singularidade nas cafeterias”.

Já a barista Petra Moreira Cruz, de Brasília (DF), que mudou-se para a capital mineira há pouco tempo, se disse impressionada com a quantidade de cafeterias alternativas, além das clássicas e com excelentes baristas e cafés. “É só escolher uma que é a sua cara e se jogar”, disse.

Elisa Café - Oferece os melhores cafés especiais do Cerrado e o grão é torrado na própria casa e moído na hora. As quitandas são outro ponto alto com croissants, biscoitos de queijo, pães de fermentação natural, sanduíches e cookies feitos na hora. O ambiente é bem decorado e aconchegante.
Endereço: Rua Sergipe, 1236, Savassi.
@elisa.cafe

Academia do Café - Fundada em 2011, é uma das pioneiras no cenário de cafés especiais do Brasil. Oferece cursos on-line e presenciais de Degustação de Cafés Especiais, de Q-grader, métodos de extração, barista, café especial e Análise Sensorial de Cafés.
Endereço: Rua Grão Pará, 1024, Funcionários.
@academiadocafe

Magri - Tem dois ambientes incríveis e muito diferentes: Mercado Novo e Parque do Palácio, no Mangabeiras. A Marília, dona e barista é criteriosa com a escolha dos grãos e a bebida está sempre impecável. O Rafa, também proprietário e chef de cozinha, responde pela criatividade nos pratos, trazendo um “q” de gastronomia para o espaço.
Endereço: Mercado Novo - Rua Rio Grande do Sul, 499 - Centro.
Parque do Palácio: Praça Efigênio de Sales, 1111, Mangabeiras
@cafemagri

OOP: É também uma torrefação e promove cursos bem legais. Tem um cardápio sofisticado com opções clássicas. Tem lojas na Savassi, no centro e em Inhotim.
@oop.cafe

Grumo - Tem fama de ter ‘o melhor pão de queijo’ da cidade, com direito a releituras como o pão de queijo com lombo defumado, geleia de cebola com pimenta de cheiro e couve crocante. É o próprio dono do café, Luís, quem faz a massa do pão de queijo. O espaço fica numa casa super charmosa e tem bons preços. Há opções de cadeiras na varanda para quem gosta de ver o movimento.
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 940 - Santo Agostinho.
@grumocafe

Dona: Esse é o chamado “simples, bem feito”. A proprietária, conhecida como “Mari” é barista e mestre de torra. Então, escolhe com bastante cuidado seus grãos. A casa fica numa região que tem poucos cafés especiais, então ganha ainda mais destaque.
Endereço: Av. Afonso Pena, 2724, Savassi.
@donacafesespeciais

Bonjour: Localizado numa casa super charmosa em Lourdes, oferece cafés e drinks de cafés variados. Um dos mais pedidos é o café com amarula!
Endereço: Rua Curitiba, 1800, Lourdes
@cafebonjourbh

Emporio Palato: Oferece uma grande variedade de café especiais para vender, de todos os tipos e regiões. E ainda servem o “melhor espresso da cidade”.
Endereço: Rua Pouso Alegre, 973, Floresta.

@emporio_palato

Yes, Nós Temos Café - Opção fora do do circuito clássico e bem na Savassi. De acordo com a barista Petra tem uma “pegada da inovação” e o proprietário Luiz Borba está fazendo um trabalho super bacana, conseguindo entregar uma “xícara” muito boa.
Endereço: R. Antônio de Albuquerque, 749 - Savassi.
@yesnostemoscafe

Pet Café - Essa cafeteria tem o diferencial de ser totalmente pet friendly. Você pode chegar lá e fazer um carinho no gato ou levar o seu próprio pet. O espaço preza pelos bons cafés e pela hospitalidade. O barista torra o café no local e mói na hora.
Endereço: Rua Sergipe, 1187, Savassi
@petcafebh

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Leia mais