O 1º Leilão Fêmeas Jovens Nelore NGJ, chancelado pelo Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro) e homologado pelo PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) acontece no próximo dia 18 de abril, às 20h, com transmissão pelo Canal do Criador, Lance Rural e Remate Web.
Serão comercializadas mais de 40 fêmeas das raças Nelore PO e PC, todas com Registro Genealógico Definitivo (RGD) certificado pela ABCZ, além de exames negativos para brucelose e tuberculose.
Nunca ter parido não necessariamente é uma vantagem
O Gerente de Fomento do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da ABCZ, Ricardo Abreu, explica que fêmeas jovens são bezerras, novilhas que ainda não pariram geralmente até os 30 meses de idade na média. Mas, segundo ele, “nunca ter parido” não necessariamente é uma vantagem. “Matrizes relativamente jovens e que já pariram bem e entregaram bons bezerros devem ser valorizadas, pois já estão comprovadas como boas mães”.
De qualquer forma, o gerente lembra que todo criador deve atentar-se para importância da reposição do seu rebanho seja através da sua própria seleção e/ou adquirindo fêmeas jovens no mercado que atendam aos seus critérios de seleção.
“Na hora de escolher, as características a serem observadas dependem do que você quer. Se as características econômicas e a que indicamos são as que constam no registro genealógico de nascimento dessas fêmeas e também nas avaliações do programa de melhoramento genético como o PMGZ, já será meio caminho andado”.
Ricardo lembra ainda que conhecer o próprio rebanho é fundamental. “É preciso identificar as vacas corretamente, planejar a estação de monta, medir, captando informações dos seus animais e utilizando as ferramentas zootécnicas disponíveis”.
Para mais informações, entre em contato por telefone ou e-mail:
(65) 99987-2715 / nelsongarciajunior@gmail.com.