Ouvindo...

Assistência técnica ganha força no estado com parceria entre FAEMG e Emater

Instituições assinaram hoje (4) protocolo de intenções para levar assistência técnica a um número maior de produtores e municípios do estado

Antônio Pitangui durante a assinatura do protocolo de intenções

Uma tem, comprovadamente, grande capacidade técnica. A outra, capilaridade, com atuação em 811 municípios do estado. Nada melhor do que unir forças. O trabalho de assistência técnica da Emater-MG, empresa pública vinculada à Secretaria Estado da Agricultura e Pecuária, e do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) instituição privada do Sistema Faemg, anunciaram casamento, hoje (4), na sede da Faemg com a presença do vice-governador Mateus Simões, do secretário de Estado, da Agricultura e Pecuária, Thales Fernandes, do presidente da FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo, do diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia e do superintendente do SENAR, Celso Furtado Júnior.

O presidente da Faemg, Antônio Pitangui, abriu a cerimônia dizendo que “estamos vivendo um momento delicado no agro” e que para dar mais possibilidades de desenvolvimento ao setor e aumentar a capilaridade da instituição, a palavra-chave era parceria. “Ainda que estejamos começando a iniciativa, de forma tímida, pequena, eu acredito que ela tenha muito potencial para crescer e confio muito na capacidade técnica do SENAR. Vamos começar pra valer. Isso aqui não é apenas um protocolo de intenções, os trabalhos devem começar logo”, falou.

A parceria entre as duas instituições vai viabilizar a contratação de novos profissionais para integrar a equipe do ATeG. O secretário Thales Fernandes explicou que, como se trata de um projeto piloto, serão formados, inicialmente, dez grupos de produtores rurais para serem atendidos por dez profissionais da Emater-MG. Um profissional por grupo. O Senar Minas ficará responsável pela capacitação metodológica, bem como pela coordenação do programa. “A empresa e os profissionais devem seguir o mesmo processo de credenciamento, de acordo com o Edital do programa. Os Sindicatos dos Produtores Rurais dos municípios contemplados, serão responsáveis por mobilizar os produtores para participarem, contando com o auxílio dos profissionais da Emater quando necessário”.

De acordo com Thales, a seleção será feita usando-se a mesma metodologia do Senar, por meio da apresentação de currículo e entrevistas. A diferença é que esses técnicos selecionados vão trabalhar “cedidos à Emater” aplicando por lá a tecnologia ATeG (assistência técnica e gerencial) junto com expertise que a Emater já tem em extensão rural. É um casamento perfeito. A ideia é harmonizar, cada vez mais esses procedimentos, para que a gente possa ter lá na ponta um produtor melhor atendido e um resultado mais rápido”, disse. O que possibilitou essa união agora, de acordo com o secretário, foi exatamente a proximidade entre as duas entidades e a similaridade do trabalho desenvolvido”

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, comentou que é possível perceber um movimento, em determinadas regiões do estado, de êxodo urbano, com o retorno das pessoas às propriedades rurais. “Com uso de tecnologia e um manejo mais adequado, é possível obter renda suficiente para a manutenção de uma família em condição digna, no mesmo fenômeno que no passado fez com que essas pessoas deixassem o campo. Acredito na importância de projetos como esse, que capacitam o produtor para que ele possa tratar o seu empreendimento como negócio, tornando sua propriedade mais produtiva e capaz de gerar renda para manter uma família”, destacou.

Sobre a Emater-MG

A empresa pública é responsável pela implementação de políticas públicas e ações de assistência técnica e extensão rural em Minas Gerais, voltadas para o desenvolvimento sustentável dos municípios mineiros. Tem convênio com 811 municípios do Estado (mais de 95% de cobertura), beneficiando, anualmente, mais de 300 mil produtores rurais com assistência técnica e extensão rural, públicas. Só em 2022, foram cerca de dois milhões de atendimentos prestados a agricultores familiares e suas organizações.

Sobre o ATeG

Já o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), desenvolvido pelo Senar Minas, teve início em 2016 com o objetivo de levar desenvolvimento socioeconômico e social a pequenos, médios e grandes produtores rurais e suas famílias, com orientações sobre gestão da propriedade e técnicas de produção, proporcionando melhoria de renda e qualidade de vida. Mais de 30 mil produtores em 13 cadeias produtivas já foram beneficiados pelo programa.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.