Ouvindo...

Chile abre mercado para mamão brasileiro; fruta é uma das mais populares e nutritivas do mundo

País vizinho fez uma série de exigências fitossanitárias e a expectativa é que, a partir desse acordo, haja um aumento de sua demanda por frutas tropicais

O mamão também é rico em fibras e na enzima papaína, que agem na melhora do funcionamento do intestino,

Brasil e Chile concluíram os procedimentos referentes à abertura do mercado chileno ao mamão fresco (“carica papaya”), após a revisão de certificados e auditorias “in loco” que subsidiaram o estabelecimento de requisitos fitossanitários.

O Brasil ocupa a segunda posição entre os principais exportadores mundiais de mamão “papaya”. No ano passado, nossas exportações alcançaram US$ 49,71 milhões, representando 15,3% do comércio mundial do produto.

Estima-se que o consumo chileno de mamão “papaya” aumentará nos próximos anos, juntamente com o aumento da demanda chilena por outras frutas tropicais. O Chile importou, em 2022, cerca de US$ 326 milhões em frutas e o Brasil foi o seu 4° maior fornecedor.

Fruta tem origem mexicana

Descoberto pelos espanhóis no sul do México e em regiões da América Central, o mamoeiro chegou ao Brasil por volta de 1587. O estado de São Paulo foi um dos maiores produtores nacionais de mamão até meados da década de 1970. Com a ocorrência endêmica da virose mancha-anelar, conhecida como mosaico, a maioria dos plantios foi eliminada em São Paulo, fazendo com que a cultura migrasse para o nordeste do Pará, extremo sul da Bahia e norte do Espírito Santo.

Posteriormente, para ficar mais próxima dos grandes centros consumidores, a cultura também se difundiu para outros estados. O aumento do cultivo no Rio Grande do Norte e no Ceará encurtou a distância para escoar as exportações para os mercados europeu e norte-americano. Hoje o mamão é cultivado em 25 estados e no Distrito Federal — os principais produtores são Espírito Santo, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

Previne doenças crônicas, como diabetes e câncer

O mamão é uma das frutas mais nutritivas e populares do mundo e é consumido preferencialmente como fruta fresca. É fonte de minerais e de compostos antioxidantes como os carotenoides e os compostos fenólicos. Cada 100 g do fruto contém em torno de 3,39 mg de licopeno, 75% da Dose Diária Recomendada (DDR) de vitamina C e 10% da DDR de folato (correspondente natural do ácido fólico) e, por isso, recomendado para gestantes.

Já o licopeno pode ajudar na prevenção de doenças crônicas, como diabetes e câncer. O mamão também é rico em fibras e na enzima papaína, que agem na melhora do funcionamento do intestino, e suas sementes são fonte de carpaína, que apresenta ação anti-inflamatória.

Ação anti-inflamatória e cicatrizante

Na indústria de alimentos, é transformado em doces, fruta desidratada e cristalizada, geleias, sucos, néctares e polpa. O mamoeiro contém látex, onde se concentra a papaína, enzima proteolítica usada na indústria farmacêutica por suas propriedades cicatrizante, anti-inflamatória, bactericida e bacteriostática e de melhoria da digestão. A papaína é também amplamente utilizada nas indústrias têxtil, de bebidas, couro e cosméticos.

(*) Com informações da Embrapa Fruticultura

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.