Ouvindo...

Técnicos do Cândido Tostes vão escolher o melhor queijo pela primeira vez

Expoqueijo está com inscrições abertas e terá corpo de jurados do renomado Instituto de Juiz de Fora, de forma inédita

Serão avaliados o aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor de cada queijo

Estão abertas as inscrições para a Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards, o principal concurso internacional de queijos artesanais do país, até o dia 28/7. O evento ocorrerá entre 24 e 27/8, no Grande Hotel e Termas de Araxá, Alto Paranaíba.

A expectativa dos organizadores é que mais de mil produtores de queijos de várias partes do mundo disputem medalhas nas diversas categorias e o título de Grande Campeão do Concurso Internacional de Queijos Artesanais da Expoqueijo.

Uma novidade na edição desse ano é a curadoria do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Esse será o primeiro concurso internacional com uma metodologia genuinamente brasileira, desenvolvida pela instituição.

O chefe-geral do instituto, Sebastião Tavares de Rezende, explica como o sistema permitirá ao corpo de jurados analisar os atributos sensoriais das amostras. “Serão avaliados o aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. Para cada quesito há um peso, o que nos permitirá chegar a uma nota final. As premiações consistem em primeiro colocado (ouro), segundo (prata) e terceiro (bronze), classificados por categoria, sendo ainda premiado um queijo com a honraria máxima (Super Ouro)”, relata.

Queijos serão divididos em 50 categorias

Além do sistema de avaliação, as equipes do instituto elaboraram o regulamento, um glossário de terminologias e o método de inscrição dos produtos. “O concurso contempla cerca de 50 categorias de queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, bem como a mistura de espécies”, diz Sebastião.

Mais de 200 jurados irão analisar as amostras para definir os vencedores. “O júri é altamente qualificado, técnico, e passa por um treinamento específico do ILCT. Ser premiado em uma disputa como esta demonstra uma diferenciação do seu produto em relação aos demais”, ressalta o secretário Thales Fernandes.

Vitrine de Ouro

Na opinião dele, a competição é uma chance de ouro para que os produtos se destaquem no mercado. “Nas últimas edições, tivemos exemplos muito positivos de produtores que foram premiados e precisaram aumentar suas produções e os valores de seus queijos. Além disso, observamos, até mesmo no exterior, a marca do concurso estampada nos rótulos de vencedores”, disse.

Quem pode participar?

Para participar, os produtores devem ter registro sanitário oficial do queijo pelas autoridades sanitárias do país de origem. Informações estão disponíveis neste site, na aba “Concurso”. É necessário realizar um cadastro e pagar a taxa de R$ 80 para se inscrever. O valor permite a participação de até três queijos, mas é possível adicionar um novo produto por R$ 30.

Após a inscrição e o pagamento da taxa, o candidato precisa acessar o sistema e, na página “Produtos Cadastrados”, selecionar o queijo para imprimir a sua ficha. Essa ficha de inscrição impressa deve ser enviada junto com a amostra do produto para a avaliação dos jurados.

Entrega das amostras

Os concorrentes têm três opções para o envio das amostras (prova e contraprova): endereçamento postal, por transportadora especializada ou entrega em mãos à comissão organizadora. Foram também estabelecidos pontos de coleta em cidades brasileiras e italianas. A lista desses endereços está no site oficial do evento.

A embalagem das amostras é item fundamental para a preservação da integridade durante o transporte. Recomenda-se que os queijos sejam embalados e acondicionados em recipientes adequados, capazes de protegê-los de danos. A organização sugere que sejam utilizados dois sacos plásticos transparentes, com a ficha de identificação posicionada entre eles. A medida evita extravios e impede que a umidade afete a impressão.

O prazo para a chegada dos queijos por endereçamento postal é até às 11h do dia 19/8. Já a entrega em mãos para a comissão organizadora deverá ocorrer no dia 24/8, no local do evento, das 9h às 14h. Não serão aceitos queijos entregues após esse horário.

Mais informações: www.expoqueijobrasil.com.br

A Agência Minas é um portal de notícias mantido pelo governo do Estado de Minas Gerais que divulga as ações de governo e prestação de serviços ao consumidor do serviço público.