Ouvindo...

Expobom oferecerá até prova de Ranch Sorting; conheça o esporte rural que tem atraído centenas de praticantes

Feira terá também o lançamento do projeto de adução das águas do Rio São Francisco com o Vale do Rio Picão, idealizado pelo ex-Ministro da Agricultura Alysson Paolinelli

No Ranch Sorting, a graça é apartar o gado, na ordem certa, determinada pelo juiz da prova

A tradicional Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Bom Despacho - Expobom - realizada há 51 anos, já tem data: será de 5 a 8 de julho, no Parque de Exposições da cidade. E esse ano, além das palestras técnicas e motivacionais, oficinas, provas equestres, julgamento de bovinos de diversas raças, exposição de produtos, serviços, rodadas de negócios e programação cultural, Feira de Gastronomia e Fazendinha Kids haverá uma prova de Ranch Sorting, prova equestre que mais cresce no país.

A modalidade foi criada entre 2006 e 2007, nos Estados Unidos, e já conta com um número significativo de adeptos no Brasil. Trata-se de uma versão esportiva de apartação de gado, praticada em duplas. Os participantes devem ordenar 10 cabeças de gado de acordo com a indicação numérica solicitada.

A abertura oficial da feira será no dia 6, às 10h, com a presença do governador Romeu Zema.


Adução das Águas do São Francisco

Outra novidade, de acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Patrick Brauner, será o lançamento do projeto estrutural de adução de águas do Rio São Francisco com o Vale do Rio Picão, idealizado pelo ex-Ministro da Agricultura Alysson Paolinelli. A iniciativa pioneira prevê a irrigação de 10 a 15 mil hectares para produção de grãos e hortifrútis às margens do Rio Picão, com perspectiva de criação de 15 mil novos empregos.

“No dia 7 de julho em que se comemora o Dia do Produtor Rural Mineiro, teremos o lançamento das comissões FAEMG Jovem e FAEMG Mulher, núcleos Bom Despacho”, explicou Brauner.

O presidente disse que a Expobom é também uma oportunidade para que o público possa aprender mais sobre os processos de produção agropecuária e industrial, conhecer os desafios enfrentados pelos produtores rurais, entender a importância da sustentabilidade e valorizar os produtos locais. “Essa conscientização é essencial para promover práticas mais responsáveis e sustentáveis, tanto no campo como na indústria”, disse.

Confira algumas atrações:

  • Lançamento do Projeto de adução das águas do Rio São Francisco para o vale do Rio Picão;

  • Exposição de produtos e serviços de empresas dos setores do agronegócio, do comércio e da indústria;

  • 07 de julho - Comemoração do dia do Produtor Rural Mineiro com o lançamento do gibi contando a história do ex-Ministro da Agricultura Alysson Paolinelli;

  • Rodadas de negócios com condições e promoções exclusivas das empresas expositoras;

  • Cursos, palestras e oficinas;

  • Exposição e julgamento ranqueado das raças Gir Leiteiro e Girolando;

  • Amostra de animais de outras raças; • Concurso Literar no Agro com sustentabilidade;

  • Honraria da Medalha do Mérito Rural a produtores, pessoas e lideranças que contribuem para o fortalecimento do agronegócio de Bom Despacho;

  • Lançamento das Comissões das Mulheres e dos Jovens do Agro;

  • Fazendinha e espaço Kids; • Shows regionais e happy hour todos os dias;

  • Feira de Artesanato e Gastronomia; • Projeto Primórdios da Cozinha Mineira; • Provas equestres (Ranch Sorting e Copa de Marcha do Mangalarga Marchador.


Leia mais:

42ª Exposição Nacional do Campolina terá Espaço Kids e boate e promete ‘fortes emoções’

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.