Um estande para cada uma das 11 regiões produtoras oficialmente reconhecidas e demarcadas pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seapa). O Festival do Queijo Minas Artesanal foi aberto nesta quinta-feira (8) e segue até sábado (10) no Expominas, em Belo Horizonte.
Mal os portões foram abertos e o espaço de 3.200 metros metros quadrados foi invadido por uma multidão. A maior parte formada por famílias interessadas em degustar os queijos e escolher o preferido para levar pra casa.
Gente como o advogado Glaydson Alves Lopes que veio com a mulher e os filhos. “Sou apaixonado por queijo. Como todos os dias e estava contando os dias para o início do festival”.
O presidente do sistema Faemg, uma das entidades organizadoras, Antônio Pitangui de Salvo disse que espera que, a partir de agora, o Festival do Queijo e a Megaleite aconteçam sempre juntos, pois assim as pessoas têm a oportunidade de saborear os queijos das diversas regiões produtoras e também conhecer um pouco dos bastidores, desafios e conquistas da nossa pecuária leiteira “.
Pratos para o evento
Oito chefs renomados de restaurantes conhecidos da capital criaram dois pratos, cada, usando como ingrediente principal um queijo artesanal de uma das regiões produtoras.
Para escolher o que quer comer, o visitante deve dar uma olhada nos cardápios dos restaurantes montados nos estandes do festival. Definido o prato, é só pedir e aguardar a iguaria ficar pronta.
A chef Yara Diniz Cançado, do restaurante Massas Caseiras, participa pela primeira vezdo evento. Ela preparou um ravioli e uma lasanha utilizando queijos do Serro e da região de Diamantina. “É diferente cozinhar utilizando um queijo artesanal porque, diferente do queijo industrializado, ele tem várias nuances de sabor e enriquece o prato”, explicou.