Ouvindo...

Ministro Carlos Fávaro se reúne com secretário da agricultura de Minas e pecuaristas em Uberaba

Carlos Fávaro e equipe estiveram na sede da ABCZ para ouvir as sugestões dos pecuaristas; presidente da FAEMG também participou do encontro

Ministro Carlos Fávaro com representante do Mapa e o secretário da agricultura de Minas, Thales Fernandes

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, reuniu-se, pela primeira vez, desde que assumiu a pasta, com pecuaristas mineiros e autoridades, no último final de semana, na sede da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, em Uberaba (MG). Participaram do encontro o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes; a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo; o presidente da Faemg, Antônio Pitangui de Salvo; o superintendente Federal de Agricultura e Pecuária de MG, Marcílio Magalhães, e os deputados federais Zé Silva e Samuel Viana.

Segundo o ministro, a intenção foi ouvir as principais queixas e demandas do setor para que essas possam servir de base para a implantação de políticas públicas. Ele adiantou que essa foi apenas a primeira de muitas reuniões que quer fazer pelo país afora. A ação foi batizada de ‘gabinete itinerante’. “Temos que construir pontes, respeitando as posições divergentes. Mas todos aqueles homens e mulheres produtores que querem construir um futuro melhor para o agronegócio terão as portas abertas no nosso governo”, disse Fávaro.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, Thales Fernandes, disse que o encontro e a aproximação com o novo ‘comandante’ do MAPA foram muito importantes. “Independente das questões ideológicas e partidárias, nós precisamos arregaçar as mangas e trabalhar em prol do agronegócio. Vamos retomar os projetos em parceria com o Mapa, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a questão da aftosa, da influenza aviária, e da regulamentação dos programas de autocontrole. Esse alinhamento é fundamental para que os municípios, o Estado e a União possam trabalhar em prol do crescimento do agronegócio nacional”.

Já o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MG (Faemg), Antônio de Salvo disse que achou o ministro “uma boa pessoa, um político experiente, com a vantagem de também ser produtor rural”. “Foi um encontro amistoso, mas não conversamos sobre demandas mineiras nesse primeiro momento”.

Audiências para temas específicos

Após o primeiro encontro com as entidades, os secretários do Mapa realizaram audiências para tratar dos temas específicos de cada área. As cinco secretarias do Mapa estiveram presentes: o secretário-executivo, Irajá Lacerda; o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart; O secretário-adjunto de Política Agrícola, Wilson Vaz de Araújo; o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, e a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Miranda.

Alinhados ao tema da Sustentabilidade

Os representantes da ABCZ apresentaram ao Mapa o programa Integra Zebu, que tem como objetivo propor e divulgar soluções para intensificar a produção das pastagens brasileiras. Segundo o ministro, a proposta está plenamente alinhada com a política do Mapa. “Vai ao encontro daquilo que propusemos no plano de governo do presidente Lula para a agropecuária brasileira, que é transformar a pecuária de baixa produtividade em uma agricultura de alta produção”.

O presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, pontuou que, durante muito tempo, o agronegócio recebeu críticas injustas no Brasil e no mundo. Ele atribui o fato a “desconhecimento e informações incorretas”, e disse que o setor está consciente e em consonância com o governo com as questões de sustentabilidade, tão evidente nos últimos meses”, disse.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.