Ouvindo...

Vem aí a final do Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal

Cinco primeiros colocados receberão troféus. Regiões de Alagoa e Mantiqueira terão disputa à parte

Vencedores do Concurso Estadual serão conhecidos nesta quarta-feira

Para os ‘queijomaníacos de plantão’, uma boa notícia: serão conhecidos, nesta quarta-feira (30) os vencedores do tradicional Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal (QMA), promovido pela Emater-MG. Quarenta queijos classificados nas etapas regionais e produtos selecionados de empreendimentos legalizados junto ao IMA, de regiões onde não houve o concurso, participam da disputa. A novidade, este ano, é a edição especial do Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas, que também terá 40 produtos concorrentes.

Alagoa e Mantiqueira são as mais recentes regiões reconhecidas pelo Governo de Minas, como produtoras de Queijo Minas Artesanal de Leite Cru, compreendendo os municípios de Aiuruoca, Baependi, Bocaina de Minas, Carvalhos, Itamonte, Liberdade, Itanhandu, Passa Quatro e Pouso Alto. Minas tem ainda outras sete regiões reconhecidas: Araxá, Canastra, Campo das Vertentes, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.

Estudiosos e profissionais da gastronomia

O júri é composto de estudiosos da produção queijeira e por profissionais de gastronomia. Cada produtor inscrito enviou duas peças inteiras de queijo (maturação entre 14 a 30 dias), sem nenhuma informação que torne possível o reconhecimento da marca, da região ou do produtor no momento do julgamento.

Apresentação, textura e consistência serão observados

As atividades se iniciam às 9 horas, quando os jurados farão as avaliações dos aspectos internos e externos de cada uma das peças. Externamente, são avaliados apresentação (formato e acabamento) e cor (uniforme ou manchada). Depois de partidos, os jurados analisam a textura (olhaduras e granulação), a consistência (dureza e untuosidade) e o paladar e o olfato (sabor e aroma) dos queijos.

“Na parte da manhã, serão selecionados os 10 melhores queijos Minas Artesanal e 10 peças de Alagoa e Mantiqueira de Minas. Às 14 horas, as atividades serão retomadas e daí serão escolhidos os cinco vencedores de cada concurso”, explica a engenheira de alimentos da Emater-MG, Fernanda Faria Quadros. Na parte da tarde, haverá ainda a participação de jornalistas e influenciadores digitais convidados, que farão a degustação dos queijos concorrentes.

Queijos Alagoa e Mantiqueira

“Este ano, a novidade deste ano é o Concurso Estadual do Queijos Artesanais Alagoa (do município Alagoa) e Região Mantiqueira de Minas (Aiuruoca, Baependi, Bocaina de Minas, Carvalhos, Itamonte, Itanhandu, Liberdade, Passa-Quatro e Pouso Alto)”, ressalta a coordenadora estadual de Queijo Minas Artesanal da Emater-MG, Maria Edinice Rodrigues.

Pelo regulamento, todos os produtores participantes do 15º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal receberão o Certificado de Participação. Já os cinco primeiros colocados de cada um dos dois concursos receberão troféus. A premiação dos vencedores acontecerá no dia 7 de dezembro, num evento da sede da Emater-MG, quando haverá também a premiação dos vencedores do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais.

Patrimônio Imaterial da Humanidade

Os queijos Minas Artesanais alcançaram reconhecimento no país e, atualmente, há uma campanha para consolidar a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal à Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco. Esta é a primeira vez que um bem cultural brasileiro descrito no Livro de Registro dos Saberes vai buscar esse reconhecimento internacionalmente.

(*) Com informações da Emater-MG.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.