Ouvindo...

Piscicultura Ornamental ganhará publicação técnica inédita

Informe Agropecuário da Epamig pretende preencher lacuna de informações técnicas a respeito do segmento

Publicação destrinchará o universo da criação dos peixes ornamentais

Se você cria peixes ornamentais sabe como é difícil conseguir informações técnicas confiáveis a respeito do tema. Foi pensando nessa lacuna que a Epamig - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - preparou uma publicação com informações inéditas a respeito dessa cadeia produtiva. O “Informe Agropecuário - Peixes Ornamentais” terá 88 páginas e deverá estar disponível nas versões impressa e digital no final de novembro.

“Tudo numa linguagem técnica, mas bastante acessível”, disse a editora-chefe da publicação, Vânia Lacerda. Ela contou que a Epamig inaugurou há quatro anos o Centro de Referência em Piscicultura de Água Doce, que fica no campus Leopoldina, na Zona da Mata e que os pesquisadores, envolvidos com o trabalho, logo perceberam que os criadores tinham muitas dúvidas e, muitas vezes, adotavam práticas não recomendadas por puro desconhecimento. “Nossa expectativa é preencher essa lacuna e oferecer uma referência concreta e consistente ao segmento”, disse.

A revista trará artigos e entrevistas com pesquisadores da própria Epamig, UFMG, Embrapa e de faculdades do Norte do país que abordam temas como sistemas de produção, sanidade dos peixes, principais doenças e pragas, produção de água verde (específica para a piscicultura) e particularidades sobre as espécies Kinguios, Carpas Coloridas, Espada, Molinésia, Plati, Guppy e Acará Disco. “Escolhemos essas porque são as espécies mais procuradas em todo o país e as mais cultivadas na Zona da Mata, onde existe um polo de criação responsável por 70% da produção nacional”, disse Vânia.

O consultor técnico Marcelo Assano, conhecido nacionalmente, fala, em entrevista, sobre as vantagens e desvantagens da atividade, as dificuldades enfrentadas para se obter autorização de cultivo, o bom e rápido retorno econômico, a relativa facilidade de implantação, a imensa variedade de espécies, o mercado crescente e o prazer da criação que não demanda muito esforço físico e é prazerosa por lidar com belos e inspiradores exemplares de peixes.

A publicação estará disponível no final do mês no site www.livrariaepamig.com.br. A versão digital custa R$ 12 e a impressa, R$ 15.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.