O resultado final dos Campeonatos de Marcha Batida e Picada da 39ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, realizada no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, confirma o alto nível de qualidade dos animais de várias partes do país. As oito categorias consagraram quatro vencedores mineiros, dois da Bahia, um de Pernambuco e dois de São Paulo.
O diretor do Colégio de Jurados da mostra, Carlos Augusto Sacchi, diz que o pódio final revela que, apesar da raça ter sido ‘forjada’ em Minas, ela se espalhou pelo país e, hoje, praticamente todos os estados participam das disputas em condições de igualdade. “Nós ganhamos mais por termos mais criatórios, mas todos têm bons animais”.
O empresário e criador de Mangalarga Marchador, Roberto Corrêa, sócio da égua Fagulha CP, Campeã das Campeãs na categoria de Marcha Batida, conta que ganhou o animal de presente da irmã Ana Paula durante a exposição. “Eu, ela e meu gerente assistimos a apresentação de Fagulha quando o animal tornou-se campeão em sua categoria. Ficamos loucos por ela. Mas não conseguimos encontrar o dono para fazermos uma proposta de compra. Então, eu fui embora do parque. Mais tarde Ana Paula o encontrou, comprou o animal e me deu de presente. Foi uma surpresa maravilhosa. É a égua com a melhor marcha que já vi na vida”, disse o empresário.
Roberto cria Mangalarga Marchador há 7 anos em seu haras em Sete Lagoas. Ele disse que Fagulha, que tem quatro anos, agora terá a missão de contribuir para o melhoramento genético de sua tropa. Sobre a exposição, o criador disse ter sido a melhor “Nacional sob todos os aspectos” desde que começou a participar em 2015.
A presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), organizadora do evento, Cristiana Gutierrez, comentou:
“Estamos muito felizes por termos celebrado a alegria desse reencontro, após dois anos de pausa. Encerramos com o sentimento de missão cumprida. Reunimos 1600 animais de todo o Brasil e 561 expositores e tivemos a participação de 17 estados. Ano que vem será ainda melhor”.
Confira a relação completa dos vencedores:
Campeão dos Campeões de Marcha - Marcha Batida
FAVORITO DA MORADA NOVA
Criador: CRISTIANA GUTIERREZ
Expositor: CONDOMÍNIO FAVORITO DA MORADA NOVA - Haras MORADA NOVA - Inhaúma – MG
Campeã das Campeãs de Marcha - Marcha Batida
FAGULHA CP
Criador: GUILHERME CAPOBIANCO PORTO
Expositor: GUILHERME CAPOBIANCO PORTO - Haras TOM DA MATA - Guaranésia – MG
Campeão dos Campeões de Marcha - Marcha Picada
ARGOS DE MAIRI
Criador: DIÓGENES PEDREIRA COHIM MOREIRA
Expositor: LEANDRO REIS ALMEIDA - Haras SUCUPIRA - Nova Soure – BA
Campeã das Campeãs de Marcha - Marcha Picada
ATENA DO ESCURO
Criador: NILSON SANTOS SOUZA
Expositor: NILSON SANTOS SOUZA - Haras ESCURO - Limoeiro - PE
Campeã da Raça – Adulto Marcha Batida - Fêmea
GILETE DO CONFORTO
Expositor: RODRIGO DE FREITAS MENDONÇA - Haras AGROTEXAS - Tatuí – SP
Campeão da Raça – Adulto Marcha Batida - Macho
FAVORITO DA MORADA NOVA
Expositor: CONDOMÍNIO FAVORITO DA MORADA NOVA - Haras MORADA NOVA - Inhaúma – MG
Campeã da Raça – Adulto Marcha Picada - Fêmea
VIENA DA RIOCON
Expositor: JANILSON DIAS MASCARENHAS Haras MK HARAS - Barro Preto – BA
Campeão da Raça – Adulto Marcha Picada - Macho
PERFUME DO MONTEIRO
Expositor: GABRIEL BORDON DE ABREU DUARTE - Haras BAEPENDI - Baependi - MG