Quem for ao Parque de Exposições da Gameleira, de 18 a 30 de julho, vai se sentir dentro de uma centenária fazenda do sul de Minas. É que essa é a atmosfera escolhida pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), organizadora do evento, para permear a 39ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador.
A presidente da entidade, Cristiana Gutierrez, explica que o conceito está ancorado no mote “Uma História de Paixão”, para homenagear as fazendas históricas que contribuíram para a formação da raça Mangalarga e cuja genética está presente ainda hoje no plantel, inclusive em muitos dos animais que vão participar das competições. “Toda a comunicação visual irá reproduzir as fazendas que foram pilares da raça”, disse.
Também será reproduzida no parque a fachada do Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, em homenagem à instituição que completa dez anos. Localizado em Cruzília, Sul de Minas, o museu funciona no casarão histórico que pertenceu à família proprietária da fazenda Bela Cruz, uma das desenvolvedoras da raça. Pelo espaço, que é totalmente interativo, já passaram mais de 50 mil pessoas.
Toque feminino
Todo esse cuidado com o embasamento histórico e o “clima” da festa entregam que, pela primeira vez, em seus 73 anos e 21.787 sócios a ABCCMM, é presidida por uma mulher. Cristiana tomou posse em janeiro desse ano. Ela é formada em medicina, com residência em cardiologia pediátrica mas, hoje em dia, atua como empresária e produtora rural, à frente do Haras Morada Nova, em Inhaúma, onde também desenvolve pecuária de corte e leite.
Casada e mãe de três filhos, ela acredita que chegou à presidência da ABCCMM, num momento em que a entidade tem crescido além das expectativas. Para se ter uma ideia, a Associação possui 51 núcleos regionais e recebeu 1450 novos sócios nos últimos seis meses. “Estamos trabalhando com responsabilidade para atender os quase 22 mil associados. A raça é, hoje, uma das mais importantes do cenário da equinocultura que movimenta R$16,5 bi, por ano, no país. O Mangalarga está presente em todos estados brasileiros e também no exterior com um plantel de 687.157 animais registrados”.
Julgamentos, provas esportivas e atrações para a família
Por falar em dinheiro, os organizadores da Exposição Nacional do Mangalarga preferem não arriscar o montante que deverá ser movimentado com a feira, uma vez que ela deixou de ser realizada nos últimos dois anos em função da pandemia. Mas é certo que levarão para o Parque 1.600 animais de Marcha Batida e de Marcha Picada de várias partes do país e 561 expositores. A cerimônia oficial de abertura está marcada para sábado (23) às 17h. O público poderá acompanhar julgamentos de marcha e morfologia, provas esportivas e sociais, palestras técnicas e uma ampla programação social.
A expectativa é que cerca de 220 mil pessoas visitem o evento, que oferece opções para toda família, com os espaços gastronômico onde terão restaurantes, espaço kids e fazendinha, além de serviços, como farmácia, barbearia, salão de beleza, joalheria e banco 24h. E para quem gosta do estilo country, anote aí: a marca oficial da raça, a Boutique do Marchador, vai lançar durante o evento a coleção “Histórias”. As peças têm a proposta de ressaltar o estilo de vida do Mangalarga Marchador.
Transmissão ao vivo
Para quem não quer perder nada, os julgamentos serão transmitidos, ao vivo, pelo canal oficial da ABCCMM no Youtube (
Viés social
Este ano, toda a renda arrecada no Espaço kids e na Fazendinha será revertida para a entidade oficial da raça Mangalarga: a Marchadores Pela Vida (MPV), que auxilia instituições sociais de todo o país. São 89 mil pessoas beneficiadas pelo projeto, que contempla várias ações, como entrega de cestas básicas, suplementos alimentares, remédios, custeio de exames e de transporte.
Também será realizado o tradicional Leilão Marchadores Pela Vida, com embriões e coberturas doados à MPV. Haverá ainda o leilão da Guardiã da Joia da entidade e outras ações. Com isso, o objetivo é chegar a R$1 milhão em arrecadação.
SERVIÇO:
39ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador
Data: 18 a 30 de julho de 2022
Local: Parque de Exposições da Gameleira - Av. Amazonas, nº 6020 / Belo Horizonte (MG) CEP: 30.510-000
Serviço com valores de entrada:
Mais informações:
Canal oficial da ABCCMM no Youtube:
Instagram: @abccmmoficial
Twitter: @abccmm