O Hospital Eduardo de Menezes, no bairro Bonsucesso, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, está parcialmente sem energia elétrica nesta segunda-feira e, por isso, transferiu pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cancelou consultas agendadas.
Segundo a unidade, referência em doenças infectocontagiosas, o transformador queimou às 16h desse domingo (12) e houve a interrupção momentânea do abastecimento. A equipe de manutenção constatou perda total do aparelho. Dois geradores a óleo diesel foram colocados em atividade, mas, na manhã desta segunda-feira, um deles teve falha no bico injetor da bomba de óleo.
Um plano de contingência já havia sido acionado, e, entre 21h desse domingo e 2h dessa segunda-feira, oito pacientes da UTI foram encaminhados para a Maternidade Odete Valadares (um) e hospitais Municipal do Barreiro (três), Júlia Kubitschek (três) e Odilon Behrens (um), todos em BH. As famílias deles foram comunicadas. As consultas agendadas foram desmarcadas porque o ambulatório, assim como outros setores, está sem energia.
A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) pediu à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão o adiantamento financeiro para a compra de óleo diesel, já que o gerador consome 600 litros diariamente. Além disso, a locação de um transformador por 90 dias, um novo transformador e uma bomba injetora para o gerador quebrado, todos sem licitação para ter rapidez.
Em nota, a Cemig informou que às 7h desta terça-feira a energia elétrica no hospital foi totalmente restabelecida com a instalação de um novo transformador disponibilizado por ela. Conforme a empresa, os oito pacientes transferidos voltarão para o Eduardo Menezes, gradativamente, conforme as condições clínicas deles, e o atendimento ambulatorial foi retomado ao longo do dia, assim como as admissões em enfermaria e UTI.