A Administração de Timóteo informou a entrada em operação do sistema REDESIM+LIVRE a partir desta quarta-feira (17), que passa a integra o município ao modelo estadual de simplificação e desburocratização dos processos de abertura de empresas, consultas de viabilidade e emissão de licenças municipais.
Com a adesão, Timóteo passa a aplicar de forma plena os princípios da Lei de Liberdade Econômica, garantindo mais agilidade, transparência e segurança jurídica para os empreendedores locais. Para viabilizar a implantação, servidores municipais participaram de treinamentos e capacitações em parceria com o SEBRAE, a empresa de consultoria QUASAR e a Junta Comercial de Minas Gerais (JUSSEG).
O processo envolveu homologações, testes e interlocução entre diferentes órgãos, assegurando que o sistema esteja pronto para entrar em produção na data prevista. O novo sistema cria um ambiente mais favorável para os empreendedores, com menos burocracia e mais segurança, estimulando novos investimentos e fortalecerá a economia local, segundo o gerente de Desenvolvimento Econômico do município, Victor Matos.
Já o prefeito Capitão Vitor Prado destacou que a implantação do REDESIM+LIVRE é apenas o início de um processo contínuo de modernização. Segundo ele, em 2026, novas estratégias serão implementadas para simplificar ainda mais os procedimentos e valorizar quem acredita na nossa cidade.
A expectativa é que o sistema proporcione um atendimento mais ágil e específico à classe empresarial, estimulando a abertura de novos negócios e consolidando Timóteo como referência em desburocratização e incentivo ao empreendedorismo.