O comércio alimentício de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo vai funcionar normalmente durante o período de Carnaval, com exceção da próxima segunda-feira (16/2), feriado em comemoração ao Dia do Comerciário. A informação foi confirmada pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista do Vale do Aço (Sindcomércio Vale do Aço).
De acordo com a entidade, os estabelecimentos de materiais de construção, autopeças e aquelas empresas que tradicionalmente não adotam horário especial de funcionamento também irão fechar apenas na segunda-feira (16/2). O mesmo vale para o shopping da região, que não funcionará nesta data.
Já o comércio lojista que adotou horário especial de funcionamento durante o período de Natal e em outras datas comemorativas de 2025 terá o funcionamento suspenso por mais dias. Conforme previsto nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), essas lojas não abrirão na segunda-feira (16/2), na terça-feira de Carnaval (17/2) e na quarta-feira de Cinzas (18/2).
As CCTs foram firmadas entre o Sindcomércio Vale do Aço, que representa os empresários do setor, e os sindicatos dos empregados, Seci e Secteo, e estão disponíveis para consulta no site oficial da entidade, em