SAMU Regional celebra cinco anos e anuncia serviço aeromédico



Fórum regional em Governador Valdares presta homenagens e projeta novos avanços na integração dos serviços

O Conecta SAMU 5.0, 1º Fórum Regional de Urgência e Emergência do Leste de Minas, teve início nesta quarta-feira (10/12), no auditório do Colégio Ibituruna, em Governador Valadares, reunindo prefeitos, secretários municipais, gestores públicos e profissionais da saúde de toda a macrorregião.

A saudação inicial e abertura dos trabalhos ficou a cargo do prefeito de Peçanha e secretário do Consurge, Fabrício Alvarenga, representando o presidente do Consurge, Gustavo Nunes que destacou a importância da atuação integrada entre os municípios para o fortalecimento da rede regional de urgência e emergência.

Na sequência, foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária do Consurge, que definiu os representantes que irão compor a equipe do novo serviço aeromédico. Previsto para iniciar no próximo ano, o serviço ampliará significativamente a capacidade de atendimento, que hoje é realizado apenas por via terrestre. Essa novidade representa um avanço histórico para a saúde regional, elevando a agilidade e a qualidade do socorro prestado à população.

O presidente do Consurge, prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, em sua fala institucional, reforçou o compromisso do consórcio com o avanço contínuo da rede regional. Segundo ele, SAMU Regional é uma construção coletiva, feita com diálogo, cooperação entre os municípios e foco absoluto em salvar vidas.

Durante a abertura do evento ontem foi realizada a entrega de troféus a todos os prefeitos que integram o Consurge, em reconhecimento à atuação conjunta na construção e fortalecimento do SAMU Regional no Leste de Minas.

O Conecta SAMU 5.0 continua nesta quinta-feira (11/12) com uma programação técnica voltada aos profissionais da rede de urgência e emergência, incluindo palestras, debates e atividades de capacitação. Os temas abordam protocolos assistenciais, regulação médica, inovação tecnológica e qualificação permanente das equipes que atuam na linha de frente do atendimento pré-hospitalar.

Com informações da ASCOM SAMU

Leia também

Jornalista, editor e apresentador do Jornal da Itatiaia Vale do Aço

Ouvindo...