Os dados registrados por estações meteorológicas instaladas em bairros da cidade de Ipatinga indicaram variações relevantes na intensidade das rajadas de vento durante o evento climático que foi registrado nesta sexta-feira (12) na cidade, que provocou várias intercorrências.
Conforme apurado pela Defesa Civil Municipal de Ipatinga, a pedido do Jornalismo da Rádio Itatiaia Vale do Aço, no bairro Cariru, foi observado pico de rajada de aproximadamente 57 km/h, enquanto no bairro Bom Retiro o pico registrado foi de cerca de 40 km/h.
A Defesa Civil lembra que é importante considerar que rajadas de vento em áreas urbanas podem ser de 20% a 50% maiores que a velocidade monitorada, dependendo da densidade urbana e do layout das estruturas.
O temporal que atingiu ontem o Vale do Aço, especialmente a cidade de Ipatinga, destelhou casas, derrubou árvores e postes de rede de energia, além de placas de sinalização de trânsito e de propaganda de estabelecimentos comerciais, ainda traz reflexos nesta manhã de sábado.
Alguns semáforos na cidade, instalados ao longo da BR 381 e também em cruzamentos de ruas e avenidas em bairros de Ipatinga ainda estão apagados, sem funcionar, situação ocasionada pela interrupção no fornecimento de energia ontem.
Na manhã deste sábado (13/12), segundo ouvintes da Itatiaia, ainda falta energia em alguns locais, como por exemplo a Avenida Macapá, no bairro Veneza. A via, que foi bastante afetada com queda de árvores e destelhamento de casas e estabelecimentos comerciais, está com muitas galhadas e pedaços de telhas nos acostamentos e no canteiro central, além de muita sujeira pela via.
A ventania provocou quedas de árvores em vários pontos e bairros da cidade. Um levantamento realizado pela Defesa Civil, juntamente com as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e da Infrater, empresa terceirizada responsável pela conservação de parques e jardins do município, estima que pelo menos 30 árvores caíram, entre quedas totais e parciais.
Com informações da Defesa Civilo